Rio Pipeline 2017

Mais uma edição inovadora!

A Rio Pipeline Conference & Exhibition mudou a sua marca, agregando toda a comunidade do setor dutoviário, de ponta a ponta, em um evento ainda mais completo. Foi um encontro entre os mais diversos participantes deste segmento, permeado por conteúdo técnico de alta relevância, networking e ambiente de negócios. O que acontece no mercado passa antes por aqui. Rio Pipeline, muito mais pipeline.

Com o lema “Conectando o Futuro: Tendências e Desafios” nos aprofundamos no novo cenário, mostrando soluções inovadoras para os desafios do segmento e identificamos oportunidades de negócios.

 

1.087

conferencistas

1.050

visitantes

20

países

176

trabalhos técnicos

Fotos 2017

Confira as fotos da edição de 2017.

VÍDEOS

Palestrantes de 2017

Confira os palestrantes que estiveram presentes na Rio Pipeline.

Luiz Fernando Oliveira

Luiz Fernando Oliveira

Vice-Presidente

Empresa:

DNV GL

Especialista em risco e confiabilidade com mais de 35 anos de experiência no Brasil e no exterior, tendo sido pioneiro na aplicação de análise e gerenciamento de risco e confiabilidade no Brasil. PhD em Engenharia Nuclear pela U.C. Berkeley, em 1979. Foi por 13 anos professor da COPPE/UFRJ. Fundou a PRINCIPIA Engenharia, a qual foi adqui¬rida em 2000 pela DNV GL. É Vice-Presidente da DNV GL, e atualmente Gerente do Centro de P&D da DNV GL no Rio de Janeiro. É autor de cerca de 130 trabalhos técnicos publicados em revistas e conferências. É o atual Presidente da ABRISCO.

Jorge Luiz Kauer

Jorge Luiz Kauer

Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Integridade, Sustentabilidade e Otimização

Empresa:

Petrobras

Jorge Luiz Kauer, eng. Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com curso de especialização em engenharia de instalações marítimas e MBA executivo pela COPPE e Especialização Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos.
Ingressou na Petrobras em 1977 e durante este período ocupou diversas funções técnicas e gerenciais, dentre as quais:
• Gerente de Projetos de Engenharia Básica
• Coordenador do Programa Tecnológico de Dutos
• Gerente de Engenharia da Área Internacional
• Gerente Geral da empresa TRANSIERRA na Bolívia
• Gerente Geral de Engenharia Básica de Projetos de Exploração e Produção
• Gerente das Plantas Piloto do centro de pesquisas da Petrobras
Desde setembro de 2016 exerce a função de Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Integridade, Sustentabilidade e Otimização, no centro de pesquisas da Petrobras

Caio Palumbo

Caio Palumbo

Engenheiro Sênior

Empresa:

Comgás

Caio é engenheiro sênior da Comgás, empresa de distribuição de gás natural de São Paulo, Brasil. Atualmente, lidera a pesquisa e as avaliações de corrosão nos gasodutos da companhia. Ele é responsável pela avaliação de danos nos tubos de aço para sistemas de distribuição de gás natural. Ele também trabalha como professor na Faculdade das Américas.
Caio é graduado em Engenharia de Materiais, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e doutorados em Energia Nuclear (Materiais), pela Universidade de São Paulo, e em Físico-Química, pela Universitè Pierre et Marie Curie (Paris VI).

Thomas Miesner

Thomas Miesner

Consultor

Empresa:

Tom Miesner began his midstream career in 1975 as an engineering summer aide. Since that time, he has been a pipeline engineer, operations manager, business developer, executive, expert witness, and consultant. Tom has written two books and numerous papers and articles about oil and gas pipelines. He is currently working on the second edition of his first book, Oil and Gas Pipelines in Nontechnical Language. Since 2008, Tom has taught over 150 pipeline classes to approximately 2,500 people. In 2016, the company Tom founded, Pipeline Knowledge & Development released its Hazardous Liquids Pipeline Control Room class consisting of 8 lessons totaling 9 hours. This class is currently in use by 4 major US liquid pipeline operators. For more about Tom Miesner and his company, please go to pipelineknowledge.com

Lord John Browne

Lord John Browne

Presidente Executivo

Empresa:

L1 Energy

John Browne (Lord Browne of Madingley) was CEO of BP from 1995–2007, where he built a reputation as a visionary leader, transforming BP into one of the world‘s largest companies. He was president of the Royal Academy of Engineering, is a fellow of the Royal Society, a foreign member of the US Academy of Arts and Sciences, and chairman of the trustees of the Tate Galleries. He holds degrees from Cambridge and Stanford universities, was knighted in 1998, and made a life peer in 2001. He is now the Executive Chairman of L1 Energy, an oil and gas investment company controlled by the Russian billionaire Mikhail Fridman, through Alfa Group.

EXPOSIÇÃO

O&G no Rio de Janeiro

82%

das reservas provadas do Brasil

70%

da produção nacional do setor de óleo e gás

1,6 bilhão

de investimento em P&D

50

instituições de pesquisa e desenvolvimento

IMPRENSA

Confira os releases com os melhores momentos da Rio Pipeline 2017

 SALA DE IMPRENSA

PRÊMIOS

Na Rio Pipeline 2017 os autores de trabalhos técnicos concorreram a dois prêmios: o Calgary Award e o Global Pipeline. O trabalho técnico vencedor do Calgary Award e aqueles que receberam Menção Honrosa durante o evento concorrem também ao prêmio Plínio Cantanhede, que será entregue na Rio Oil & Gas 2018.

 

 

 

Eventos Paralelos de 2017

Cursos e Workshops

23 de outubro, 8h30 às 17h30
Workshop: SCC – Stress Corrosion Cracking (ESGOTADO)
Objetivo: Promover o debate sobre o fenômeno de stress corrosion cracking em dutos, de modo a gerar conhecimento mais aprofundado sobre o mecanismo, sua prevenção e detecção, além de identificar oportunidades de desenvolvimento técnico nesta área.


Curso de Regulação na Atividade Dutoviária
Instrutor: Ricardo Motta – Consultor
Base legal e Principais Conceitos: Transporte e Transferência, Construção e Operação, Livre Acesso, Obras e Compartilhamento de Faixas, Regulamentos Técnicos, Principais diferenças: Líquidos e Gás Natural e Principais Portarias e Resoluções da ANP.

Curso “AN OVERVIEW OF PIPELINE GEOHAZARD MANAGEMENT”
Instrutor: Moness Rizkalla, P.Eng, M.Eng. / President, Visitless Integrity Assessment Pipeline Integrity Specialist

  • Leading concepts and practices for the entire pipeline life cycle
  • Identification of Geohazards and their effects on pipelines
  • Risk reduction strategies during design, construction and operations

O curso abrangeu a gestão de dados relacionados, avaliação de risco, monitoramento e tecnologias de mitigação.

Arena do Conhecimento

Em um cenário que exige novas habilidades, gestão de informações e conexão às novas demandas globais, a Arena do Conhecimento Rio Pipeline promoveu debates sobre temas que vão muito além das questões técnicas, provocando reflexões amplas e reveladoras sobre a indústria.

Profissional do Futuro

Estudantes de todo o país tiveram uma grande oportunidade de investir na carreira na indústria de óleo e gás. O Profissional do Futuro é realizado anualmente dentro de eventos nacionais e internacionais do setor. Por meio de sessões de debates com especialistas das áreas de petróleo e recursos humanos, headhunters e jovens profissionais, os estudantes puderam interagir com os palestrantes, compartilhar experiências e coletar dicas.

 

 

 

PATROCINADORES DE 2017