O IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, foi fundado em 1957, três anos depois do decreto que criou a Petrobras, com o objetivo de disseminar o conhecimento técnico sobre a nascente indústria petrolífera nacional.
Nesses 60 anos, a legislação sobre a indústria do petróleo passou por várias fases e o IBP esteve presente nas discussões e debates sobre os temas do setor. A atuação do Instituto está diretamente ligada à difusao de conhecimento técnico de qualidade, buscando sempre as melhores práticas e fundamento tecnológico. A indústria evoluiu e se tornou referência em tecnologia e produção de petróleo em águas profundas. E muitas destas conquistas tiveram a participação ativa do IBP.
Com a força de seus colaboradores e voluntários, o IBP cresceu e passou a ter um lugar de relevância e destaque, construído em bases sólidas de conhecimento técnico e credibilidade: a Casa da Nossa Indústria. Nosso papel histórico tem sido impulsionar o nosso setor, do poço ao posto, passando pelo gás natural e os biocombustíveis, dando a energia que faz os grandes desafios virarem histórias e personagens inesquecíveis.
Agora queremos ouvir você e saber como o IBP fez parte da sua trajetória! Navegue pela nossa linha do tempo, assista aos depoimentos de quem fez e continua fazendo a diferença na nossa indústria e compartilhe a sua história!
"Salve o IBP nas comemorações do seu sexagésimo aniversário. São 60 anos cumprindo a missão de contribuir para o desenvolvimento de uma indústria nacional transparente, competitiva e socialmente responsável, em todos os segmentos da cadeia de petróleo –i.e. 'do poço ao posto'. Isso graças a contribuição voluntária de uma abnegada legião de executivos, especialistas e acadêmicos, a qual se soma um quadro de pessoal competente.
A credibilidade é a marca registrada do Instituto, granjeada por suas posições de independência, imparcialidade e fidelidade às melhores práticas da indústria, que sempre nortearam suas ações e produtos, englobando estudos e propostas técnicas; eventos (congressos e exposições) e treinamento ( cursos e publicações especializadas); e atividades certificadas de normalização (derivados de petróleo e biodiesel) e de inspeção de equipamentos(caldeiras e vasos de pressão)".
Alvaro Teixeira
Milton Costa Filho, Secretário Geral do IBP
Décio Oddone, Diretor Geral da ANP
Roberto Ardenghy, Cônsul Comercial do Brasil em Nova Iorque
“Acompanho o segmento de petróleo e gás há 30 anos. O IBP sempre foi uma referência para os profissionais da área! Não apenas com seu grande evento, a Rio Oil & Gas, mas com todos os cursos, treinamentos e eventos menores, que cada comissão técnica faz!
Tive o prazer de colaborar na elaboração da revista oficial dos 50 anos e hoje, fizemos uma homenagem aos 60 anos na edição 372 da Revista Petro & Química.
Que venham muitos mais anos de trabalho e dedicação, e que toda equipe seja também homenageada, pois é uma turma que faz! :)
Parabéns pessoal!”
Valentina Freire, Revista Petro & Química
"Admiro muito o trabalho do instituto e a seriedade de seus representantes. Nos 11 anos em que trabalhei na ANP, encontrei no IBP um parceiro responsável e dedicado ao bom desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no Brasil. Representando as empresas do segmento e subsidiando a ANP com informações relevantes do setor, no Brasil e no mundo, o IBP sempre esteve à disposição para contribuir com a criação de um ambiente favorável ao aumento dos investimentos e ao consequente desenvolvimento econômico do País. (...) Sem dúvida, em seus 60 anos de existência, o IBP contribuiu para a nossa indústria de O&G estar no patamar em que se encontra hoje e, contando com o apoio das empresas associadas, ainda contribuirá de forma eficaz para o crescimento do setor. Lembro que após 5 anos sem licitações de E&P, a tão esperada 11ª Rodada foi anunciada durante a Rio Oil & Gas 2012, o que demonstra o peso do instituto e a eficácia de suas ações. Aliás, nessa edição da RO&G o homenageado com o prêmio Leopoldo Miguez foi o queridíssimo William Zattar, o qual tenho a alegria de mencionar concluindo meu depoimento. Parabéns IBP!"
Claudia Rabello, OGE óleo . gás . energia
Confira abaixo as empresas que estão comemorando os 60 anos da Casa da Nossa Indústria!