Rio Pipeline 2017

Mais uma edição inovadora!

A Rio Pipeline Conference & Exhibition mudou a sua marca, agregando toda a comunidade do setor dutoviário, de ponta a ponta, em um evento ainda mais completo. Foi um encontro entre os mais diversos participantes deste segmento, permeado por conteúdo técnico de alta relevância, networking e ambiente de negócios. O que acontece no mercado passa antes por aqui. Rio Pipeline, muito mais pipeline.

Com o lema “Conectando o Futuro: Tendências e Desafios” nos aprofundamos no novo cenário, mostrando soluções inovadoras para os desafios do segmento e identificamos oportunidades de negócios.

 

1.087

conferencistas

1.050

visitantes

20

países

176

trabalhos técnicos

Fotos 2017

Confira as fotos da edição de 2017.

VÍDEOS

Palestrantes de 2017

Confira os palestrantes que estiveram presentes na Rio Pipeline.

Luciana Estevao

Luciana Estevao

Deputy Superintendent of Trade and Transportation of Petroleum, its Derivatives and Natural Gas

Empresa:

ANP

Luciana Rocha de Moura Estevão is a Chemical Engineer, graduated from the Federal University of Rio de Janeiro, and holds a Masters and a Doctors degree in Organic Chemistry from the same university. She is a regulation specialist at ANP, the National Agency for Petroleum, Natural Gas and Biofuels, and is currently in the position of deputy superintendent of trade and transportation of petroleum, its derivatives and natural gas.

Marcelo Moya

Marcelo Moya

Coordenador da faixa de dutos

Empresa:

TBG

• Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie em 1989
• Especializou-se em Geotecnia e Infraestrutura pela USP
• Projetista e Consultor de Geotecnia de 1990 a 2002
• Engenheiro Geotécnico de Faixa de Dutos pela TRANSPETRO 2003 a 2007 e pela TBG entre 2008 e 2009
• Coordenador de Faixa de Dutos pela TBG desde 2009

João Paulo Klausing Gervasio

João Paulo Klausing Gervasio

Consultor em Proteção Catódica

Empresa:

Petrobras

João Paulo Klausing Gevásio, 36 anos. Pós-graduação Latu Sensu em Engenharia de Dutos pela PUC-RJ (2008); graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-MG (2004). Certificação NACE CP-3 (Cathodic Protection Technologist). Consultor em Proteção Catódica na PETROBRAS, onde trabalha desde 2006 no setor de Engenharia de Dutos Terrestres. Coordenador de normalização técnica na ABNT. Professor na Universidade Petrobras e entidades externas.

Douglas Alves

Douglas Alves

Engenheiro de Processamento Pleno

Empresa:

Petrobras

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006); especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2008) e em Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009); mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013); e pós-graduação em Engenharia de Dutos com ênfase em Análise de Riscos pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra (2014). Atualmente cursa Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis com foco em Gestão de Riscos em Dutos na Universidade Federal Fluminense (previsão de conclusão em 2020). Atuou na área de Análise de Riscos Industriais de 2008 a 2015 como empregado da Petrobras, dando suporte técnico tanto durante os processos de licenciamento de empreendimentos da companhia quanto na seleção de traçados de dutos e de layout/localização de plantas de processo, com foco em risco ao público externo. Atualmente atua na área de Gestão Integrada de Continuidade de Negócios e de Riscos Operacionais da Petrobras.

Maria da Gloria Lorenzzetti

Maria da Gloria Lorenzzetti

Analista de Segurança

Empresa:

MSGÁS

FORMAÇÃO ACADÊMICA
•Graduação em Engenharia Civil (PUC/RJ- 1975)
•Pós – Graduação: Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFMS- 1990)
•Pós- Graduação: Especialização em Saúde do Trabalhador- Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser(MS) e Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ-1995)
•Pós- Graduação: Especialização em Tecnologia do Gás Natural- Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP-2004).

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
•Engenheira de Segurança e Diretora de Segurança e Medicina do Trabalho- Secretaria de Justiça, Trabalho e Cidadania do Estado de MS- 1991-2002
•Gerente de Segurança e Meio Ambiente- Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul- MSGÁS- 2003-2005, Campo Grande, MS
•Analista de Segurança da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul- MSGÁS- 2002 até a presente data, desenvolvendo atividades de SMS relativas à implantação da Política de SMS da Companhia e ao processo de distribuição de gás natural em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, MS

EXPOSIÇÃO

O&G no Rio de Janeiro

82%

das reservas provadas do Brasil

70%

da produção nacional do setor de óleo e gás

1,6 bilhão

de investimento em P&D

50

instituições de pesquisa e desenvolvimento

IMPRENSA

Confira os releases com os melhores momentos da Rio Pipeline 2017

 SALA DE IMPRENSA

PRÊMIOS

Na Rio Pipeline 2017 os autores de trabalhos técnicos concorreram a dois prêmios: o Calgary Award e o Global Pipeline. O trabalho técnico vencedor do Calgary Award e aqueles que receberam Menção Honrosa durante o evento concorrem também ao prêmio Plínio Cantanhede, que será entregue na Rio Oil & Gas 2018.

 

 

 

Eventos Paralelos de 2017

Cursos e Workshops

23 de outubro, 8h30 às 17h30
Workshop: SCC – Stress Corrosion Cracking (ESGOTADO)
Objetivo: Promover o debate sobre o fenômeno de stress corrosion cracking em dutos, de modo a gerar conhecimento mais aprofundado sobre o mecanismo, sua prevenção e detecção, além de identificar oportunidades de desenvolvimento técnico nesta área.


Curso de Regulação na Atividade Dutoviária
Instrutor: Ricardo Motta – Consultor
Base legal e Principais Conceitos: Transporte e Transferência, Construção e Operação, Livre Acesso, Obras e Compartilhamento de Faixas, Regulamentos Técnicos, Principais diferenças: Líquidos e Gás Natural e Principais Portarias e Resoluções da ANP.

Curso “AN OVERVIEW OF PIPELINE GEOHAZARD MANAGEMENT”
Instrutor: Moness Rizkalla, P.Eng, M.Eng. / President, Visitless Integrity Assessment Pipeline Integrity Specialist

  • Leading concepts and practices for the entire pipeline life cycle
  • Identification of Geohazards and their effects on pipelines
  • Risk reduction strategies during design, construction and operations

O curso abrangeu a gestão de dados relacionados, avaliação de risco, monitoramento e tecnologias de mitigação.

Arena do Conhecimento

Em um cenário que exige novas habilidades, gestão de informações e conexão às novas demandas globais, a Arena do Conhecimento Rio Pipeline promoveu debates sobre temas que vão muito além das questões técnicas, provocando reflexões amplas e reveladoras sobre a indústria.

Profissional do Futuro

Estudantes de todo o país tiveram uma grande oportunidade de investir na carreira na indústria de óleo e gás. O Profissional do Futuro é realizado anualmente dentro de eventos nacionais e internacionais do setor. Por meio de sessões de debates com especialistas das áreas de petróleo e recursos humanos, headhunters e jovens profissionais, os estudantes puderam interagir com os palestrantes, compartilhar experiências e coletar dicas.

 

 

 

PATROCINADORES DE 2017