REVISAR A NOSSA ESSÊNCIA

Identidade, propósito e razão de existência.
Em linha com o Planejamento Estratégico elaborado em 2015, foram revisados os  Objetivos Estratégicos e definidos a Visão e Valores do IBP.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento do setor nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, visando uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

 

VISÃO

Ser a principal referência na gestão do conhecimento e na representação da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis junto à sociedade.

O trabalho conjunto das gerências Executivas, de Planejamento e da Secretaria Geral teve o objetivo de moldar a administração do Instituto, que passa a trabalhar, cada vez mais, na gestão de projetos.

Com esse objetivo, foram implementadas algumas ações estratégicas:

»  Implantação da ferramenta SCOPI – para controle e monitoramento de projetos e gestão do planejamento estratégico;
»  Elaboração de mapa estratégico dentro da metodologia Balanced – Scorecard (BSC), metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pela Harvard Business School (HBS);
»  Início do mapeamento dos macroprocessos do IBP, para definir claramente o papel de todas as áreas do Instituto, o fluxo de atividades e a respectiva aderência aos objetivos e metas do Instituto.

Com essas iniciativas, o IBP passa a ter uma visão mais completa e atualizada do desenvolvimento/evolução dos trabalhos e projetos em andamento.

Essas ações estratégicas demonstram a renovação da cultura organizacional do IBP, que adota uma postura mais efetiva no sentido de atender às demandas da indústria e de seus associados.

O objetivo é consolidar a posição do IBP como a principal referência na gestão do conhecimento e representação da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis junto à sociedade, fiel à nossa premissa fundamental de contribuir para o desenvolvimento do setor, visando uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.