O VALOR DA COMUNICAÇÃO

Responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de comunicação, marketing, relacionamento, relações governamentais e responsabilidade social, a Gerência Executiva de Relações Institucionais atuou ao longo de 2015 com foco na geração de valor para a marca IBP e seus produtos, no estreitamento do relacionamento com o seu maior ativo: os associados.

PESQUISA DE OPINIÃO

A área de Gestão do Relacionamento foi estruturada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os associados e suas demandas, de forma a construir uma relação mais sólida, profícua e duradoura com esse público.

Para tanto, foi elaborada e aplicada uma Pesquisa de Opinião com todas as organizações que integram o IBP, para identificar as necessidades, expectativas e a percepção de valor dos associados.

Também foram realizadas palestras exclusivas para esse público, de forma a promover maior integração dos novos e antigos associados com a Diretoria. Nesses encontros os participantes tiveram a chance de entender como o IBP funciona, quais seus benefícios e como usufruir melhor dos mesmos.

Outras ações importantes para alavancar este relacionamento incluíram a implementação de uma ferramenta de gestão de contatos e uma agenda de palestras com foco em debates sobre Comunicação, com a participação de profissionais deste segmento que atuam na indústria de petróleo e gás.

Como resultado do esforço da área de Relacionamento, durante o ano de 2015 o IBP conquistou 23 novos associados.

COMUNICAÇÃO RENOVADA

Uma importante iniciativa da área de Comunicação e Marketing foi a renovação no estilo de comunicação da instituição, com um padrão mais atrativo, objetivo e impactante, norteado pelas melhores práticas de mercado.

Para intensificar o relacionamento com a indústria, associados, imprensa e a sociedade em geral, a Gerência Executiva de Relações Institucionais, sob o comando da área de Assessoria de Imprensa e Comunicação Digital, trabalhou em um intenso plano de comunicação para trazer respostas rápidas às demandas e colocando o IBP como representante legítimo do setor.

Ao longo de 2015, a assessoria de imprensa do IBP trabalhou nos principais temas da agenda prioritária do setor e, como resultado, conquistou um espaço significativo nos veículos de comunicação. Foram mais 1.100 matérias ao longo do ano, com um alcance estimado de mais de 100 milhões de leitores e uma equivalência comercial – valor que seria investido se todo o espaço editorial fosse semelhante à tabela comercial – de R$22,8 milhões.

No segundo semestre de 2015, foi a vez do lançamento do novo site do IBP.

Utilizando as mais modernas ferramentas de navegação, a iniciativa visou levar mais e melhor informação aos públicos de interesse da instituição, divulgando suas principais ações, bem como os produtos e serviços do IBP, como eventos, cursos e publicações.

O novo portal chega também para ressaltar o papel do IBP na busca de soluções para promover o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, principalmente por meio do trabalho realizado pelas áreas internas, ressaltando ainda as atividades desenvolvidas por cada uma das comissões existentes.

O site visa ainda ampliar a divulgação dos principais pleitos da indústria de petróleo e gás junto ao governo e sociedade, apresentando estudos e pesquisas desenvolvidas, estatísticas e outras iniciativas como eventos, acordos e reuniões.

PROFISSIONAL DO FUTURO

Foram realizadas duas edições do Profissional do Futuro, em dois eventos organizados pelo IBP: Rio Pipeline e OTC Brasil. O formato dessa ação foi completamente reformulado visando atrair e aproximar o jovem universitário, oferecendo palestras ricas em conteúdo de uma forma dinâmica e atrativa para a geração Y.

Durante a Rio Pipeline circularam no evento cerca de 250 estudantes, divididos em duas seções, que tiveram a participação de seis palestrantes de importantes empresas do setor.

Já na OTC Brasil, cerca de 390 estudantes participaram dos dois dias de evento, que teve três seções e nove palestrantes abordando temas relevantes para esse público.

Profissional do Futuro – OTC Brasil

COMITÊ JOVEM IBP

O Comitê Jovem (CJ), formado por profissionais do setor, vem reforçando sua atuação. Estes profissionais, que trabalham de forma voluntária, têm como principais tarefas gerar discussões sobre o futuro da indústria, propor ações que estimulem a participação de estudantes nesse mercado, bem como daqueles que já estão inseridos no setor.

Em 2015, o Comitê Jovem apoiou a promoção das edições do Profissional do Futuro, palestras abertas, eventos de networking e o 5º Encontro de Jovens Lideranças, com uma programação de palestras que visam gerar conhecimento e incentivar o espírito de liderança nesse público.

O CJ também concentrou esforços no planejamento do WPC Future Leaders Forum, maior congresso mundial para jovens lideranças do petróleo, promovido pelo World Petroleum Council (WPC) e IBP, que será realizado junto com a Rio Oil & Gas, em 2016.

RESPONSABILIDADE SOCIAL É UMA PREMISSA

O conceito de responsabilidade social está mais presente no mundo corporativo. Para reforçar o debate e a reflexão sobre essa questão, o IBP – cada vez mais reconhecido como a principal referência no tema, no setor de petróleo e gás – realizou, no dia 9 de novembro, o seminário “Desafios para o Setor de Petróleo e Gás em Direitos Humanos”.

O objetivo do evento foi ampliar a conscientização sobre os conceitos e ferramentas presentes no documento Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos (Guiding Principles on Business and Human Rights) da Organização das Nações Unidas (ONU), debatendo a sua aplicação no sistema de gestão de negócios e processos externos e internos das companhias e respectivas redes de fornecedores.

O encontro teve a participação de cerca de 100 profissionais do setor, entre especialistas, representantes governamentais, de empresas, da academia e da sociedade civil.

Para o IBP, a implementação de iniciativas como esta é de fundamental importância no compartilhamento de experiências, e para que as companhias associadas incorporem conceitos e práticas socialmente responsáveis nas tomadas de decisão e gestão de seus negócios.

Um guia de conduta

Lançado em 2011, o Guiding Principles on Business and Human Rights é um conjunto de normas reconhecido internacionalmente por grandes empresas globais como uma nova referência para seus negócios.

Um alerta ao setor privado para a necessidade de respeitar e internalizar, no princípio e na prática, os direitos humanos em suas atividades produtivas.

INCENTIVOS FISCAIS

Ainda na área de responsabilidade social, foi realizado, no dia 22 de outubro, o painel “Incentivos Fiscais nos Projetos do Setor de Petróleo”.

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas do setor em relação à política governamental de incentivos é a compreensão e adequação de projetos às regras dos programas existentes.

As melhores práticas para criação, formatação e gestão eficiente e responsável de projetos para obtenção de incentivos fiscais federais, estaduais e municipais foram debatidas no evento, que contou com a participação de executivos e técnicos de várias empresas.

O painel serviu de cenário também para a discussão da suspensão – prevista para esse ano – da Lei 11.196/05, conhecida como “Lei do Bem”, que criou a concessão de incentivos fiscais em prol de pesquisas e do desenvolvimento de inovação tecnológica.

Na ocasião, mais de 30 instituições, entre elas o IBP, assinaram manifesto contra a suspensão da lei que é reconhecida como um dos principais mecanismos de incentivo a investimentos de inovação, gerando emprego e tecnologia, e tornando as empresas mais competitivas.