MELHORES PRÁTICAS, ÉTICA E INTEGRIDADE

Estar em compliance significa estar em conformidade com leis, regulamentos, normas e controles externos e internos – o que abrange códigos de ética e de conduta. O termo vem ganhando projeção no Brasil nos últimos anos, principalmente após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, em 2014.

Atento à crescente demanda por programas de estruturação de compliance na indústria nacional de petróleo, o IBP criou, em 2015, dentro do setor jurídico, uma área de compliance, focada no debate permanente das melhores práticas, valores e padrões de conduta. Desta forma, coloca-se à frente de outras organizações para capitanear o debate no setor.

Esse comprometimento foi reiterado pelo IBP com a realização de um curso inédito, de Formação em compliance Anticorrupção para o Setor de Energia. Um marco no mercado, que reflete também a atenção do Instituto às demandas e mudanças da indústria.

O curso foi ministrado por um time de profissionais especializados no tema e atuantes no mercado. O sucesso dessa iniciativa foi consagrado pela pesquisa de satisfação, na qual 100% dos alunos afirmaram que indicariam o curso para os pares em outras empresas. Diante desse resultado, o IBP pretende abrir novas turmas e realizar um módulo avançado do curso, em 2016, de forma a atender mais essa demanda do mercado.

Também foram promovidas, ao longo do ano, diversas palestras, cursos e mesas redondas com diretores e gerentes jurídicos e profissionais que desenvolvem atividades relacionadas à questão do compliance, em distintas empresas.

COMPROMISSO MATERIALIZADO

Publicar um código de ética é materializar o compromisso com padrões morais, princípios elevados de conduta e o cumprimento de leis e regulamentações.

Para o IBP, o comportamento ético não é simplesmente uma obrigação legal, mas também essencial para orientar nossa conduta, garantir a eficiência do mercado e a livre concorrência.

Lançado em setembro, o Código de Ética do IBP foi elaborado após uma extensa pesquisa, análise e benchmarking de documentos considerados exemplares em diversos segmentos, não só na indústria de petróleo, tanto no Brasil como no exterior.

O documento que resultou desse trabalho se constitui em um marco extremamente importante, não só por conta do momento, mas para o IBP se balizar em futuras contratações e processos e procedimentos internos, alinhando cada vez mais o Instituto às melhores práticas internacionais.