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O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançaram a Conexão SAF, no último dia 6 de junho, durante a 5ª edição do evento “Aviação Sustentável”, em Brasília (DF).

A iniciativa consiste em um fórum informal que visa congregar atores públicos e privados para debater soluções que acelerem a viabilização do Combustível Sustentável de Aviação, SAF (sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels), contribuindo para a descarbonização do setor de aviação brasileiro.

A demanda surgiu a partir do Objetivo Aspiracional de Longo Prazo – adotado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), órgão das Nações Unidas do qual o Brasil é membro – de alcançar zero emissões líquidas de carbono na aviação internacional até 2050.

Para atingir esse objetivo, além de melhorias tecnológicas das aeronaves e das operações aéreas, e da compensação de emissões por meio de créditos de carbono, será necessário efetivar a transição energética do setor de aviação por meio do uso de combustíveis com menor intensidade em carbono.  Nesse sentido, os combustíveis sustentáveis da aviação serão fundamentais.

O Brasil, com sua disponibilidade de matérias-primas, tecnologias e ampla experiência na produção de biocombustíveis, em particular etanol e biodiesel, tem grande potencial de se tornar líder global nesse novo mercado.

O que são os combustíveis sustentáveis da aviação?

Os SAF são combustíveis quimicamente análogos ao tradicional querosene da aviação, de origem fóssil. Eles não demandam adaptações dos motores das aeronaves e podem ter diversas origens para sua produção – como óleos vegetais, gordura animal, biogás e biomassa. Tecnicamente, são definidos como combustíveis da aviação oriundos de matéria renovável ou derivados de resíduos, atendendo a critérios de sustentabilidade ambiental internacionais.

O SAF emite menos porque, ao longo de todo o seu ciclo de vida – incluindo os insumos utilizados para sua produção, transporte e queima – há menos emissões de carbono do que decorreria com o uso de combustíveis fósseis. A redução depende da matéria-prima e tecnologia de conversão.

O potencial de crescimento do mercado de SAF é imenso, na medida em que ele representa, atualmente, menos de 0,5% do volume de combustível utilizado pelo transporte aéreo.

Como participar da Conexão SAF?

A adesão ao fórum é voluntária e aberta a agentes interessados em contribuir com o tema, especialmente produtores de matéria-prima e de biocombustíveis, distribuidores de combustíveis, empresas aéreas, operadores aeroportuários, fabricantes de produtos aeronáuticos, provedores de tecnologia, instituições de pesquisa, entidades de fomento e financiamento, bancos de investimentos e pesquisadores.

Para participar, basta enviar uma mensagem para o e-mail conexaosaf@anac.gov.br indicando o interesse em se associar e de que modo a instituição pode contribuir para as discussões sobre o desenvolvimento do mercado de SAF no Brasil.

Saiba mais em https://www.gov.br/anac/conexaosaf.