Notícias

A ROG.e 2024, um dos principais eventos globais de energia, contará com a participação de mais três relevantes lideranças do setor: Marcelo Araújo (diretor executivo corporativo e participações na Ultrapar S/A), Eduardo Ricotta (presidente da Vestas para a América Latina) e Leonardo Linden (CEO da Ipiranga). Os dois primeiros participarão do Strategic Talks, direcionado para que C-Levels possam debater negócios, tendências, macroeconomia e ESG. Já Linden estará presente na Sessão Especial, espaço para que executivos possam dialogar sobre temas relacionados aos eixos da conferência, como soluções de baixo carbono; financiabilidade da transição energética; e transformação digital e inovação, entre outros.

Toda essa programação faz parte do evento, que será realizado de 23 a 26 de setembro, no Boulevard Olímpico, Centro do Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Ricotta comentará sobre as perspectivas de crescimento das energias renováveis no mundo, no dia 26 de setembro das 14h às 15h, na sessão Connecting Energies: Potencialidades e oportunidades em energias renováveis no mundo. O executivo é responsável pela presença e atuação da Vestas em 21 países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, totalizando 16 GW de capacidade eólica instalada, além de expansão de operações em novos mercados promissores em toda a região. Com experiências nacionais e internacionais, Ricotta tem quase 30 anos de carreira profissional e é bacharel em Telecomunicações pelo Inatel; pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Gestão Empresarial da FGV; e MBA pelo IBMEC. Ele também é especializado em Negócios pela Columbia University.

Marcelo Araujo estará presente na sessão Diálogos da ROG.e com o tema “Desafios do Downstream na Descarbonização da Cadeia”. O debate, que será realizado no dia 23 de setembro, às 17h40, promoverá uma troca de ideias com foco nos desafios da implementação de política pública, em suas múltiplas dimensões, que estimule investimentos, reduza o custo da transição energética para sociedade e promova a geração de empregos. Araújo é formado pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, com MBA pela SDE (atual Ibmec), AMP/ISP na Harvard Business School e formações complementares na Manchester Business School e Insead.

Participando de um painel sobre o tema “Comércio Irregular no Segmento de Combustíveis” no dia 26 de setembro, às 11h20, Leonardo Linden tem larga experiência no segmento de óleo e gás no Brasil e no exterior. Além disso, é graduado em administração de empresas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e possui cursos de especialização na Universidade da Carolina do Norte, Kellogg Business School e Thunderbird Executive Education.

Na visão do presidente do IBP, Roberto Ardenghy, os debates de sustentabilidade estão em total convergência com o desenvolvimento de novas tecnologias verdes e renováveis. “É fundamental ter uma matriz diversificada nesta etapa da transição energética, que possa combinar petróleo, gás, solar, eólica, hidrogênio, biometano, entre outras fontes. Desta forma, poderemos ter segurança e eficiência energética nas próximas décadas. Também apresentaremos tecnologias, inovações e soluções de baixo carbono para promoção das nossas atividades sempre alinhadas com as melhores práticas de ESG”, avalia.

Inscreva-se na ROG.e aqui.