Atua há 14 anos na Petrobras como geofísico de reservatórios. Consultor técnico da área de tecnologias de reservatórios, sua atividade se concentra nas áreas de geofísica, geomecânica e petrofísica, com foco na abordagem multidisciplinar da física de rochas em projetos de desenvolvimento da produção. Possui doutorado em engenharia de petróleo pelo Imperial College London e é autor de diversos artigos técnicos sobre injeção de CO2 e física de rochas.
Possui graduação em Químico Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1983), graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Catálise e Química Ambiental (LACQUA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: compostos lamelares, heteropoliânions, biocombustíveis, materiais híbridos metal orgânicos (MOFs – Metal Organic Frameworks) e captura de CO2.
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), com ênfase em Bioinorgânica de aminoácidos. Atualmente é professora associada do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Catálise de Química Ambiental- LACQUA e o Laboratório de Análises de Biocombustíveis e derivados de Petróleo- LAbiPetro. Foi coordenadora do Programa de Formação de Recursos Humanos na área de Químico do Petróleo e Biocombustíveis do Instituto de Química da UFRJ (PRH 01) de 2005 a 2018 e a partir de 2019, é coordenadora do novo Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis- agora PRH20. Áreas de atuação: Química ambiental e Educação Ambiental; Sustentabilidade mediada pela Captura e Conversão de CO2; Síntese de materiais híbridos metal orgânicos (MOFs- metal organic frameworks) e de catalisadores metálicos; complexos metálicos com atividade biológica e carreadores de fármacos. Já orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de monografias e projetos de iniciação científica. É atualmente, pesquisadora e docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química (PEQui UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Química- PGQU/IQ-UFRJ.
Engenheira química pela Universidade Federal do Paraná, bióloga pela PUC-PR, com mestrado em tecnologia ambiental pelo Imperial College em Londres, MBA em administração avançada pela COPPEAD, pós-graduação em inovação pela UNICAMP e extensa formação executiva em instituições como INSEAD, IMD, Universidade de Cambridge e London Business School.
Na Petrobras há 17 anos, atualmente está à frente da gerência corporativa de Emissões, Eficiência Energética e Transição para Baixo Carbono. Representa a Petrobras no Comitê Executivo da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI) e no grupo de Climate Change da IPIECA. Anteriormente, atuou em diversas funções nas áreas de Downstream e no Centro de Pesquisas (CENPES), dentre elas como gerente geral dos portfólios de inovação em gás, energia e desenvolvimento sustentável.
Anterior à Petrobras, atuou como consultora para multinacionais de múltiplos segmentos em vários países, destacando-se a atuação em processos de M&A e de recuperação ambiental e apresentando entendimento das tendências e economicidade em inovação e sustentabilidade e seus efeitos sobre a sociedade, mercados e empresas individuais ao redor do mundo.
Engenheira Química formada pela Escola de Química da UFRJ, e Engenheira de Processamento com 17 anos de experiência na Petrobras. Atuou no Centro de Pesquisa da Petrobras de 2004 até 2013, com experiência na área de Engenharia Básica do E&P; e coordenando por 5 anos o Programa Tecnológico de Gás Natural nas áreas de P,D&I do E&P, e Energia e Desenvolvimento Sustentável. Os últimos 7 anos foram dedicados ao Gerenciamento de Projetos de Investimento, na Diretoria de E&P, coordenando Estudos Conceituais de Projetos de Desenvolvimento da Produção em diversas áreas. Forte perfil técnico multidisciplinar, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na área de Petróleo e CO2 pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ; e Especialização em Engenharia de Petróleo pela PUC-RJ.
Estágio pós-doutoral na Beddie School of Business na Simon Fraser University (SFU). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ).
Atua na área de Baixo Carbono desde 2000, com diversos projetos de pesquisa com a Academia Brasileira. Em 2004, tornou-se representante da Petrobras no consórcio CO2 Capture Project, onde coordenou o primeiro teste mundial em escala de demonstração de captura de CO2 em unidades de FCC. Em 2012, assumiu a posição de Diretor de Tecnologia na startup holandesa BiCHEM Technology B.V., para desenvolver tecnologia de produção de biocomponentes de diesel. Em 2016 passou a atuar também na área de inovação aberta, com enfoque em startups. Em 2017, passou a ser um dos representantes da Petrobras no fundo de investimento da OGCI – Oil and Gas Climate Initiative, com foco em tecnologias de Baixo Carbono.
Em setembro, Gustavo deixou a Petrobras, mas continua atuar nos temas de Baixo Carbono, inteligência competitiva e inovação aberta.
Doutor em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Mestre em Tecnologias Limpas, Engenharia Química e de Processos, Universidade de Newcastle, Reino Unido. Advogado e Bacharel pela Faculdade de Direito e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica, ambas da USP.
Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Autor da PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas, Lei 13.798 de 2009. Engenheiro concursado na CETESB. Ex-membro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.
Bolsista da Comissão Fulbright e do Governo Britânico. Professor visitante em Ciências e Políticas Ambientais na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Professor Colaborador do Instituto de Energia e Ambiente – IEE , Universidade de São Paulo. Professor de Direito Ambiental na Fundação Getúlio Vargas, Pontifícia Universidade Católica e na Escola Superior de Procuradoria do Estado de São Paulo. Professor de Engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia, na Fundação Armando Álvares Penteado, na Faculdade de Engenharia Industrial e Faculdade Santa Cecília de Santos. Professor de Ciências Ambientais na Universidade de Uberaba e na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Pesquisador em Energia no Centro Nacional de Biomassa e no Centro de Pesquisa em Inovação de Gás da USP. Autor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Desde 1996 autor do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Possui graduação e doutorado em Economia pela PUC-Rio. De 2012 até 2020, foi Assessor da Presidência na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Ainda na EPE, foi Superintendente-adjunto e Assessor da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos entre 2006 a 2012. Sua experiência profissional inclui a atuação como consultor econômico da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e de instituições financeiras, administrador-assistente dos Fundos Internacionais do BBM Asset Management, além de revisor técnico e parecerista em publicações acadêmicas. Atualmente, leciona Microeconomia e Econometria no IBMEC.
Gerencia grandes projetos de investimento para a Equinor há mais de 20 anos. Ele foi gerente de projeto do TCM (CO2 Technology Center Mongstad, o maior centro de teste do mundo para captura de CO2) nas fases de projeto e construção, de 2006 a 2012, antes de se mudar para o Rio e chefiar o portifólio de projetos de modificação da Equinor no Brasil. Em 2016, ele retornou ao CCS quando se tornou diretor de projeto para o Northern Lights, um elemento-chave do projeto de demonstração em escala real do estado norueguês “Longship”.