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Em evento promovido pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) na última quarta-feira, 21 de setembro, Pedro Parente, presidente da Petrobras, apresentou o novo Plano de Negócios da companhia e ressaltou a importância da cooperação e parceria com a iniciativa privada, entidades do setor (com foco no IBP) e mudanças regulatórias para ampliar a competitividade do setor de óleo e gás no Brasil.

Crédito: Isabela Kassow
Pedro Parente, Hugo Repsold, ambos da Petrobras, e o Presidente do IBP, Jorge Camargo. Crédito: Isabela Kassow

“O nosso programa de parcerias de investimento conta com a ação do governo, que se mexe para retirar entraves que são necessários para cumprirmos nosso plano, como a mudança de regras de conteúdo local e a aprovação do projeto operador único [do fim da obrigatoriedade da Petrobras]”, afirmou Parente, ressaltando ainda que o setor precisa de regras transparentes, com racionalidade econômica e bases competitivas.

O presidente do IBP, Jorge Camargo, disse que a gestão atual da Petrobras está afinada com as necessidades de mudanças de regras para tornar o setor mais competitivo e atraente para investimentos no País. “Nós do IBP, a casa da indústria, e todo o setor temos um grande alinhamento com as premissas do Plano de Negócios da Petrobras e seus principais pilares, dos quais compartilhamos, como a racionalidade econômica, o crescimento da indústria em bases competitivas e sólidos padrões de governança éticos e responsáveis.”

A uma plateia de executivos do setor, além de Parente, os diretores-executivos Nelson Luiz Costa Silva (diretor executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão), Solange Guedes (Exploração e Produção), Jorge Celestino Ramos (Refino e Gás Natural), Roberto Moro (Desenvolvimento da Produção e Tecnologia) e Hugo Repsold Júnior (Recursos Humanos, SMS e Serviços) detalharam as metas e objetivos das suas áreas.

O plano prevê, de modo geral, acelerar a recuperação da companhia, com antecipação de metas de desalavancagem, ampliação de corte de custos, parcerias para investimentos e aumento da meta de venda de ativos.

Saiba mais sobre os planos da Petrobras em vídeo exclusivo da Rio Oil & Gas 2016, o maior evento do setor na América Latina.