Programação
A Arena Sustentabilidade vai acontecer entre 12h e 20h, no Pavilhão 3 do Riocentro, no Rio de Janeiro.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
14:15 – 14:45 | Abertura
– IBP & ATADOS
– ROSNEFT
14:45 – 16:00 | Painel: Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS
Moderadora: Ana Paula Grether – PETROBRAS
Palestrantes:
Rômulo Paes de Sousa – RIO+WCSD
Ieva Lazareviciute – PNUD
Tomás de Lara – RIO+B
16:00 | Intervalo
16:10 – 17:00 | Painel: Iniciativas do setor para os ODS
Moderador: Pâmela De-Cnop – Shell Brasil
Palestrantes:
Patrícia Rodin – IBAMA/DILIC/CGPEG
Márcio Schiavo – COMUNICARTE
17:00 – 18:00 | Apresentação de projetos:
– Instituto Jogue Limpo
– Recifes Artificiais
– IPR/CCS
– Marem
18:00 – 19:45 | Apresentação Musical: Violões Encantados
20:00 | Encerramento
14:15 – 15:15 | Palestra: A ustomização dos ODS na Amazônia
Moderadora: Tatiana Mafra – ROSNEFT
Palestrantes:
Virgílio Viana – Fundação Amazonas Sustentável – FAS
Tiago Reis – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM
15:15 – 16:00 | Palestra: Refloram
Moderadora: Tatiana Mafra – ROSNEFT
Palestrante:
Christian Marques Rodello – ROSNEFT
16:00 | Intervalo
16:10 – 17:00 | Palestra: “Is Safety Broken?”
Palestrante: John Waters – ERM
1) Para muitas empresas, ainda persistem as fatalidades e os ferimentos graves.
2) Os quase-acidentes não estão mostrando ser um prognóstico preciso dos riscos de acidentes graves.
3) Por que e quando foram feitos grandes investimentos em sistemas e treinamento de segurança?
4) “Is Safety Broken?” – como podemos fazer as coisas de forma diferente para obter melhores resultados?
17:00 – 18:00 | Palestra: “Post-Merger Integration (PMI)”
Palestrante: John Waters – ERM
As mudanças turbulentas que ocorrem durante fusões, aquisições e spinoffs resultam em os dois enormes desafios para as organizações de meio ambiente, saúde, segurança e sustentabilidade (EHSS) e formidáveis oportunidades de sinergia, valor e crescimento.
A EHSS na Integração pós-Fusão (PMI) ajuda a superar os obstáculos e perceber os benefícios associados à mudança organizacional. A integração pós-fusão permite a oferta de soluções que facilitam uma integração de EHSS mais suave, reduzem a responsabilidade e o risco, aumentam a conformidade com EHSS, melhoram a eficiência operacional, reduzem os custos redundantes e estabilizam a organização para o crescimento futuro.
Embora a diligência ambiental identifique algumas prioridades de PMI (locais contaminados, atualizações necessárias de conformidade), a maior parte das atividades de PMI deve ser concluída depois que o negócio é anunciado. Na maioria das empresas, os recursos e os fundos disponíveis para apoiar a integração se reduzem rapidamente ao longo do tempo; portanto, o planejamento de PMI EHSS deve ser iniciado antes do fechamento.
A ERM será a facilitadora deste debate e irá compartilhar com os participantes algumas perspectivas para superação dos obstáculos e aumento da percepção dos benefícios associados a mudança organizacional.
18:00 – 19:45 | Flagship Project – Projeto Piloto ERM Foundation Brasil 2016
Apresentadores: ERM e Waves for Water
Relacionada ao ODS 6 (Água potável e saneamento) A ERM Foundation no Brasil iniciou em 2016 o Projeto Piloto que tem por objetivo fornecer água de qualidade para comunidades com acesso limitado, ou sem acesso, a esse recurso. Através do fornecimento de filtros de baixo custo e alta durabilidade produzidos pela ONG Waves for Water. Além disso, a ERM Foundation Brasil promoverá ações de Educação Ambiental e fará o monitoramento da qualidade da água na localidade a ser selecionada, no município de Ubatã, na Bahia. Dentre os critérios para escolha deste município está: o elevados índices de doenças de veiculação hídrica e o fato de estar em área vulnerável as mudanças climáticas.
20:00 | Encerramento
14:15 – 16:00| Painel: A transição energética no acordo da COP 21
Moderador: Beatriz Costa Roza – Ipiranga
Palestrante: Rodrigo Andrade Ramirez – ONG Diálogo Energético
Debate:
– Ana Carolina – CEBDS
– Fernando Figueiredo – Schneider Electric
– Prof. Dr. Rodrigo Sebastian Iglesias – IPR
16:00 | Intervalo
16:10 – 16:40| Palestra: Sustentabilidade na Cadeia de Gestão dos Resíduos da Indústria do Petróleo
Palestrante: Adriano Ranieri – Witt O’brien’s Brasil
16:40 – 17:10 | Apresentação: Teaser do Filme Mar Urbano – Baia de Guanabara
Palestrante: Ricardo Gomes -Biólogo
17:10 – 18:00 | Palestra: Inovações Tecnológicas para Combate a Vazamento de Óleo
Palestrante: Flávio Andrade – OceanPact
18:00 – 19:30 | Apresentação Musical: Orquestra da Câmara da Escola de Música da Rocinha
20:00 | Encerramento
12:00 às 20:00 | Exposição dos Projetos
Palestrantes
Confira as informações sobre os renomados palestrantes da Arena Sustentabilidade:
Dr. Rômulo Paes de Sousa | Diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+)
Dr. Rômulo Paes de Sousa é diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+). Foi secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) do Brasil e trabalhou como pesquisador em instituições relevantes, tais como, Institute of Development Studies (University of Sussex), London School of Higiene and Tropical Medicine (LSHTM), Fiocruz, PUC-MG e Universidade Federal de Minas Gerais.
Ele é médico, epidemiologista especializado em desigualdades em saúde e avaliação de políticas sociais, com um PhD em saúde pública pela Universidade de Londres.
Ieva Lazareviciute |Oficial de desenvolvimento humano local e fortalecimento de capacidades do PNUD Brasil
Ieva Lazareviciute é graduada em administração de empresas pela Universidade de Tecnologia de Kaunas (Lituânia), Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Kansas (EUA). Atualmente no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, ocupa a posição de Oficial de Desenvolvimento Humano e de Capacidades. No PNUD desde 2004 Ieva Lazareviciute ocupou as posições de Especialista de Operações Estratégicas do Buro de Políticas de Desenvolvimento em Nova Iorque e Assessora de Programa do PNUD Brasil.
Há 23 anos Ieva se especializa em assuntos de gestão pública, desenvolvimento humano, desenvolvimento local e fortalecimento de capacidades municipais com diversos projetos implementados na Europa, Ásia Central, Estados Unidos e atualmente no Brasil. As responsabilidades atuais da Ieva incluem coordenação dos projetos do PNUD nas temáticas de desenvolvimento territorial incluindo localização da Agenda 2030 e ODS bem como Indústrias Extrativas (mineração, petróleo e gás).
Tomás de Lara | Colíder Sistema B Brasil e Colíder Rio+B
Empreendedor social, tecelão de redes por vocação, e consultor de negócios conscientes, Tomás é Colíder do Sistema B Brasil (movimento de Empresas B), co-fundador da Goma, ecossistema colaborativo de empreendedores sociais e dos Hubs de Global Shapers de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Administrador de empresas com master em comunicação digital, especialista em economia colaborativa e sustentável, Tomás também atua como Conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil, da SNCI (Iniciativa Nacional da Indústria Criativa da Arábia Saudita) e como professor em cursos de inovação social no Brasil e outros países.
No início de 2013 foi convidado ao encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, para falar sobre tecnologias para inovação social e financiamento coletivo. Recentemente tem focado seu trabalho e estudos na catálise de novas organizações que fomentam uma economia centrada no humano e na natureza, e na mudança de um pensamento EGOcêntrico e competitivo, para um pensamento ECOcêntrico e colaborativo.
Marcio Ruiz Schiavo | Diretor-Presidente da Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social
Doutor em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, especialista em Comunicação para o Desenvolvimento pelo CIACOP/UNESCO e Licenciado em Comunicação Social pela UFF.
Dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável. Atua há mais de 40 anos em programas sociais, na promoção dos Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Relacionamento Comunitário, Gerenciamento e Prevenção de Conflitos e Gestão Sociocultural. É diretor-presidente da Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e professor dos Cursos MBA em Gestão Socioambiental e Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes.
É membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), Diretor – Residente no Brasil do Population Media Center, Vice-Presidente do Instituto Smart City Business America.
Adriano Ranieri | Chief Operations Officer na O’Brien’s do Brasil (foto anexa)
Possui 12 anos de experiência profissional no setor de Óleo e Gás. Já trabalhou em gestão, engenharia de petróleo, ambiental e aspectos de segurança da indústria de E&P, avaliação de riscos, aspectos regulatórios brasileiros, gestão de resíduos, educação ambiental, comunicação social e protocolos de segurança operacional.
Especialização: Pós-graduação em Engenharia de Segurança Operacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Gestão de Projetos, Fundação Getúlio Vargas (FGV, El Paso – in Company) (2009); Pós-graduação em Engenharia de Petróleo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2003) e Graduação em Engenharia Química, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2001).
Ricardo Gomes | Biólogo Marinho
Formado na UFRJ, vem desde 1997 filmando a vida marinha das praias de Ipanema e Copacabana para o documentário Mar Urbano, finalizado em 2015.
Diretor, produtor, câmera e diretor de fotografia desde 1996, já assinou reportagens fotográficas para jornais como o Los Angeles Times, NY Times, Dallas Morning News, revista Der Spiegel (Alemanha) e para o Lonely Planet.
Como produtor e diretor de fotografia se especializou-se no trabalho para equipes internacionais que veem fazer reportagens e filmes no Brasil, tendo trabalhado com o Discovery Channel, a CBS News, o Lonely Planet, a Rádio Canada, entre outros.
Realizou vídeos institucionais para várias empresas, dentre elas a multinacional Techmer, para a ONG Pracatum, de Carlinhos Brown, a empresa de energia AMPLA e a Ocean Pact.
No ano de 2011 dirigiu a fotografia do curta “Lápis de Cor”, filme que participou de mais de 70 festivais de cinema no Brasil e exterior.
Rodrigo Andrade Ramirez | Diretor Latino Americano – ONG Diálogo Energético
Líder na América Latina no desenvolvimento sustentável, com foco no petróleo, energia, mineração e indústrias extrativas. Trabalha com transparência e promoção de mecanismos de mercado para combate as mudanças climáticas. Possui especialização em administração e gestão de organizações internacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável. É também especialista em concepção e implementação de estratégias de desenvolvimento no ambiente de negócios para sustentabilidade dos países latino-americanos. Possui ainda experiência acadêmica como professor universitário e palestrante internacional.
Fernando Figueiredo | Gerente de Sustentabilidade e Negócios Corporativos – Schneider-Electric Brasil
Gerente de Sustentabilidade e Negócios Corporativos na Schneider-Electric Brasil. Fernando Figueiredo trabalhou no CDP – Carbon Disclosure Project, ONG ambientalista de 2007 a 2012. Foi consultor independente na Thinkers & Makers junto a organizações nacionais e multinacionais desenvolvendo projetos na área de planejamento, estratégias e comunicação para a sustentabilidade. É Professor convidado da Fundação Dom Cabral, membro do Comitê de Sustentabilidade do IBGC – CESE e Empreendedor Cívico na RAPS.
Graduado em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC / SP, Fernando Figueiredo tem especialização em Finanças e Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Ana Carolina Szklo | Gerente Sênior de Projetos e Assessoria Técnica – CEBDS
Ana Carolina Szklo é Gerente Sênior de Projetos e Assessoria Técnica no CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, desde fevereiro de 2014.
No CEBDS, Ana Carolina é responsável pelas Câmaras Temáticas, projetos e iniciativas institucionais como Ação 2020; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Agenda CEBDS Por um país Sustentável; entre outros.
Antes de ingressar no CEBDS, Ana Carolina Szklo foi consultora sênior da ICF Internacional, trabalhou na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como consultora técnica.
Participou das negociações multilaterais sobre mudança do clima na UNFCCC e no IPCC e Coordenou no setor energético o Segundo Inventário Nacional de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal.
Ana Carolina trabalhou na avaliação de atividades de projeto de MDL em diversos setores e atuou na capacitação de consultores técnicos no tema de MDL.
Atualmente é membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia e do Roster of Experts do Banco Mundial para o Partnership for Market Readiness, além de revisora do relatório do Working Group III do quinto relatório do IPCC (AR5).
Prof. Dr. Rodrigo Sebastian Iglesias | Professor Assistente da Faculdade de Engenharia – PUCRS
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Doutor em Ciências Químicas pela Universidade Autónoma de Madrid (Espanha, 2006), com bolsa CAPES. Pós-doutorado no Laboratório de Novos Materiais Orgânicos do IQ-UFRGS (2007). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, Físico-Química Orgânica e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quânticos de cálculo de propriedades eletrônicas moleculares, síntese de novos materiais orgânicos com aplicações optoeletrônicas, modelagem numérica e experimental de interações CO2-fluido-mineral em reservatórios geológicos. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Engenharia (FENG) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e trabalha na área de Modelagem Geoquímica Numérica e Experimental no Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR), na PUCRS.
Patrícia Rodin | Analista Ambiental – IBAMA/DILIC/CGPEG
Bióloga, mestre em Ecologia pela UNB, analista ambiental da Coordenação Geral de Petróleo e Gás do IBAMA , desde 2009. Trabalha na área de socioeconomia da etapa de produção, com foco nos projetos de educação ambiental exigidos como medidas de mitigação às empresas de petróleo.
Virgílio Viana | Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável
Formado em Engenheiro Florestal pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP, São Paulo; Virgílio Viana é PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, USA; possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, USA e é Livre Docente em Ciências Florestais pela ESALQ/USP.
Na sua passagem pelo governo, foi Coordenador de Educação Ambiental do estado do Rio de Janeiro na equipe do sociólogo e indigenista Darcy Ribeiro e primeiro Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado do Amazonas (2003 à 2008), onde entre outras atividades estabeleceu o Programa Zona Franca Verde, criou políticas públicas importantes adotadas por outros Estados e decretou a criação de 11 milhões de hectares de áreas protegidas.
Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Professor Colaborador do curso de pós-graduação em Gestão em Áreas Protegidas da Amazônia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Co-Presidente do grupo temático de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), Chair da SDSN-Amazônia e Chair da SDSN América Latina.
Christian Rodello | Engenheiro Florestal da Rosneft
É Engenheiro Florestal e Mestre em Ciência Florestal com 15 anos de experiência em gestão ambiental no setor produtivo (Mineração, Setor Elétrico e Óleo e Gás).
Atuou em quase todos os Biomas brasileiros, com experiência na Amazônia em levantamentos de vegetação, inventários florestais, recuperação de áreas degradadas, sempre voltado a controle e licenciamento ambiental de instalação e operação de grandes empreendimentos. Nesta trajetória, atuou em renomadas empresas de consultoria e grandes corporações, e adquiriu experiência internacional quando atuou na África.
Christian já atuou como consultor na área de manejo de biodiversidade, principalmente no que tange a manejo de flora, além de larga experiência em condução de licenciamento ambiental de grandes empreendimentos.
John Waters | Gerente Global de Segurança Sustentável – ERM
John Waters é Gerente Global de Segurança Sustentável e Sócio da ERM. Possui mais de 30 anos de experiência em orientar os clientes a aprimorem seu desempenho operacional. Ele lidera a equipe da ERM que auxilia aos clientes a proteger seus funcionários e seus negócios através do desenvolvimento e implementação de soluções sob medida de segurança para atender suas necessidades estratégicas e táticas. Dentre os clientes da ERM temos as grandes empresas de petróleo e gás, incluindo a Shell, a Chevron, a Exxon, a Total e a ENI, bem como empresas multinacionais nas indústrias de alto risco e alta tecnologia.
John é engenheiro civil e trabalha há 18 anos em cargos de liderança sênior na ERM – inclusive como parte da equipe executiva. Antes disso ele trabalhou na construção civil, em consultoria, em gerenciamento de projetos e em cargos de liderança executiva, inclusive na Shell.
Tiago Reis | Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM
Tiago Reis é formado em relações internacionais pela PUC-Rio, com especialização em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, possui mestrado em Ciência e Política Ambiental pela University College Dublin. É pesquisador de políticas ambientais públicas e privadas e gestor de projetos do IPAM, atuando em temas como código florestal, mudanças climáticas e uso do solo, instrumentos econômicos à conservação, desmatamento zero e cadeias produtivas.