Programação
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Evento: 25 de outubro
14:15 – 14:30 | Cerimônia de Abertura
João Carlos de Luca – Presidente do Conselho de Administração IBP – Barra Energia
14:30 – 15:30 | Painel 1: A engenharia como papel estratégico
Moderador: Nelson Romano – Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial – ABEMI
A engenharia tem efeito multiplicador em todos os elos da cadeia produtiva, efeito esse que se estende desde a construção civil até a operação do empreendimento, promovendo avanços importantes nos setores de logística, montagem, fabricação de equipamentos, materiais e outros.
Nesta nova crise, de amplitude maior que a última, é fundamental olharmos para trás para que não sejam cometidos os mesmos erros e, assim, possibilitar a rápida recuperação do setor.
A obsolescência da legislação trabalhista e a insegurança jurídica, sem dúvida, inibem o desenvolvimento das empresas no Brasil. É essencial a sua modernização.
1) Visão estratégica para o país
Palestrante: Marcio Alberto Cancellara – Presidente da Projectus Consultoria
2) Aplicação das lições aprendidas nas crises anteriores
Palestrante: Ary Barbosa Silveira – AP Consultoria e Projetos
3) Desafios: Competitividade, legislação e investimento
Palestrante: Antonio E. F. Müller – Presidente do Conselho de Administração da Tridimensional Engenharia S.A.
4) Debate
15:30 – 16:30 | Painel 2: A engenharia como fator crítico de sucesso
Moderador: Mauro Viegas Filho – Presidente do Conselho da ABCE
A experiência internacional mostra frequentemente que grandes empreendimentos industriais apresentam melhor desempenho no que se refere a custo, prazo e qualidade, quando a engenharia é realizada de forma plena em todas as suas fases, inclusive no gerenciamento.
1) O papel da engenharia frente aos desafios de investimentos em infraestrutura, óleo e gás no país
Palestrante: Cláudio Frischtak – Inter B Consultoria Internacional de Negócios
2) O gerenciamento de projetos e obras como instrumento de sucesso para os investimentos em infraestrutura
Palestrante: Alexandre Ditter – Diretor da Concremat
3) A engenharia brasileira e a competitividade do setor de óleo e gás no Brasil
Palestrante: Marcio Ramos – Diretor ABCE
4) Debate
16:30 – 17:15 | Conferência – Envolvimento antecipado: nova forma de abordagem com o mercado
Palestrante: Orlando Ribeiro – Gerente Geral de Serviços e Operações Especiais de Libra
17:15 – 18:15 | Painel 3: A Engenharia como protagonista
Moderador: José Maria Firmo – Presidente da ABESPetro
Políticas públicas são fatores fundamentais e determinantes da dinâmica e do desempenho de segmentos econômicos. É preciso refletir sobre criação de novas políticas e mudanças que resultarão no protagonismo da engenharia na indústria brasileira de óleo e gás.
Neste painel pretendemos também identificar cases de sucesso que demonstrem como o devido foco na engenharia contribui para a redução de custos, cria valor ao projeto e aumenta a assertividade de prazos de execução, acrescentando soluções para a redução de riscos.
1) Engenharia como chave para a eficiência do capital investido e certeza do prazo de execução em projetos EPFC – Engineering, Procurement, Fabrication & Construction
Palestrante: Andres Beran – Diretor Geral – Fluor Daniel do Brasil
2) Políticas públicas como indutoras do protagonismo da Engenharia
Palestrante: Telmo Ghiorzi – Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo – ABESPetro
3) Debate
18:15 – 18:45 | Conferência de Encerramento: Oportunidades e desafios para a engenharia brasileira na visão da Petrobras
Palestrante: Roberto Moro – Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia – Petrobras SA
Palestrantes
João Carlos de Luca | Diretor Presidente da Barra Energia e Presidente do Comitê da Exposição da Rio Oil & Gas 2016
É um dos sócio-fundadores da Barra Energia, exercendo o posto de Diretor Presidente da empresa. É Presidente do Comitê da Exposição da Rio Oil & Gas 2016 e também Presidente do CCE / FGV, Comitê de Cooperação Empresarial da Fundação Getúlio Vargas, uma das mais prestigiosas Fundações de Estudos Econômicos do Brasil.
Foi Presidente da Repsol YPF no Brasil por 11 anos (até 2009), empresa que ajudou a fundar em 1998. Foi um dos responsáveis pela criação do importante portfólio de E&P dessa companhia no Brasil, com destaque para a correta e pioneira decisão estratégica de entrar nos blocos do pré-sal da Bacia de Santos, que resultou em recursos potenciais para a Repsol da ordem de 2 bilhões de barris de óleo equivalente, e um valor de mercado (2010) de cerca de US$ 12 bilhões.
Foi Diretor de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. – entre 1990 e 1995, sendo simultaneamente Membro do Conselho de Administração da Petrobras Holding e suas Subsidiárias. Responsável pelas áreas de Exploração, Perfuração e Produção da Petrobras no Brasil, gerenciava ao redor de 22.000 pessoas e 837 gerentes.
Roberto Moro | Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia – Petrobras SA
Roberto Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos.
É empregado da Petrobras desde setembro de 1981, onde exerceu diversas funções gerenciais, entre as quais a de gerente de Implementacao de Empreendimentos de Marlim Sul, do antigo Serviço de Engenharia da Petrobras. De agosto de 2012 a setembro de 2013 ocupou a Gerência Geral de Implementação de Empreendimentos para E&P da diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais, responsável pela implementação dos projetos das plataformas replicantes do pré-sal e da cessão onerosa.
Foi designado Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos em outubro de 2013 e como Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em fevereiro de 2015, assumindo o cargo de Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia, a partir de março de 2016.
Mauro Viegas Filho | Presidente do Conselho de Administração das Empresas Concremat
Mauro Viegas Filho é formado em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, especializou-se em planejamento, desenvolvimento e implantação dos manuais da organização, além de Sistemas de Controle de Custos, Sistema de Orçamento Anual e Introdução ao Planejamento Estratégico. Em sua gestão na Presidência Executiva, esteve à frente criação do grupo de empresas que hoje compõem a Concremat e de sua estrutura corporativa.
Sua formação inclui cursos de Administração de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas e participações no Seminário para Presidentes da Harvard Business School (EUA) e no Programa Avançado de Administração do Instituto Superior de Ensino (IESE). Destaca-se ainda o certificado do ciclo de extensão “A questão ambiental no Brasil”, obtido em maio de 1991 pela Escola Superior de Guerra.
Telmo Ghiorzi | Diretor da ABESPetro
Doutorando em “Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento” pelo Instituto de Economia da UFRJ, Telmo Ghiorzi é mestre em engenharia de petróleo pela Unicamp, e engenheiro mecânico pela UnB.
Atua como executivo nos setores de óleo e gás, energia e química há mais de 20 anos. Trabalha na Aker Solutions, sendo atualmente responsável pelo desenvolvimento de negócios no segmento de manutenção de unidades estáticas offshore de produção. É diretor da ABESPetro para o mandato 2016-2017.
Cláudio R. Frischtak | Presidente da Inter.B – Consultoria Internacional de Negócios
“Principal Economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial (1984-91) e professor adjunto na Universidade de Georgetown (1987-1990), tendo feito sua pós-graduação na Universidade de Campinas (1976-78) e em Stanford University (1980-84).
Com mais de 100 publicações (dentre livros editados, artigos acadêmicos e relatórios de pesquisa), é co-organizador (com Armando C. Pinheiro) dos livros “Gargalos e Soluções na Infraestrutura de Transportes” (Abril de 2014) e “Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras” (Setembro de 2015). Ainda em 2015 publicou “Meddling with Growth: Brazil’s Micro-Policies in the Age of Turbulence” (LAP Lambert Academic Publishing).
Nelson Romano | Presidente da ABEMI e da Doris Engenharia
Nelson Romano é engenheiro industrial químico pela FEI, onde atuou também como professor de transmissão de calor e operações unitárias da indústria química.
Engenheiro de processamento de petróleo pela Petrobras e Administrador pela FGV São Paulo, atuou na área de refino na Refinaria de Capuava e foi um dos pioneiros na indústria petroquímica na Petroquímica União e Copene em Camaçari onde ocupou o cargo de Diretor Industrial tendo atuado também na Pronor Petroquímica onde foi Presidente.
Durante o período em Camaçari foi conselheiro da Central de Efluentes-CETREL- na implantação do emissário submarino e da Central de Manutenção de Camaçari.
Posteriormente passou para área de projetos na ABB Lummus Global como Vice Presidente para o Brasil onde participou do projeto da Monsanto em Camaçari e do complexo Gas Químico do Rio de Janeiro, Rio Polímeros, durante o projeto implantação e partida, como Diretor de Operações do Consórcio Lummus/Snamprogetti.
A partir de 2010 assumiu a presidência da Doris Engenharia , especializada em engenharia offshore. Atualmente é também presidente da ABEMI, Associação Brasileira de Engenharia Industrial.
Alexandre Roberto Salse Dittert |Diretor Executivo da Concremat Engenharia
Engenheiro Civil com ênfase em Cálculo Estrutural. Experiência em gerenciamento de projetos e obras pela M.A. Mortenson Co. Participou da implantação de sistema de gerenciamento do programa, elaboração da estrutura analítica, treinamento de equipe, supervisão do gerenciamento dos contratos e das prestações de contas na IPPUC/BID-PR / Curitiba. Foi supervisor da fiscalização das obras de edificação na Métrica Empreendimentos e Participações Ltda. Participou também da implantação de sistema de gerenciamento, gerenciamento da equipe na SHELL.
Orlando Ribeiro | Gerente Geral de Serviços e Operações Especiais de Libra
Orlando Ribeiro é engenheiro mecânico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui pós-graduação em Gestão de Tecnologia pela USP e participou do Strategic R&D Management Programme pelo INSEAD. Engenheiro de Petróleo Sênior, ao longo de sua carreira de mais de 30 anos na Petrobras, atuou em posições técnicas e gerenciais em áreas que geraram resultados de impacto para a companhia.
Assim, em sua trajetória desempenhou diversas funções, tais como Gerente de Projetos de Completação em águas profundas, Gerente de Novos Negócios da Área de E&P, Gerente de Comercialização Internacional da Área de Gás e Energia, Coordenador do Projeto Cascade-Chinook, Coordenador do Programa de Capacitação em Águas Profundas (PROCAP) e Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Produção (PDEP) no CENPES. Desde Janeiro de 2014 encontra-se como Gerente Geral de Serviços e Operações Especiais de Libra.
Além disso, possui duas patentes, é autor e co-autor de vários papers e atua no Comitê Organizador e Chair/Co-Chair de vários eventos da área de Engenharia Submarina, como OTC Brazil 2015, Rio Oil & Gas, Subsea Forum Rio, entre outros.
Andres Beran | VP de Vendas – Energy & Chemicals Business Group/ Diretor Geral – Fluor Daniel Brasil, Ltda
Andres é o Diretor Geral da Fluor Brasil, Ltda e VP de Vendas para a América Latina. Possui mais de 30 anos a serviço da Fluor sendo que 20 voltados à projetos na América Latina.
Anteriormente, Andres atuou como membro do Comité Executivo da ICA Fluor, no México, liderando e participando da estruturação de inúmeras parcerias e joint ventures. Foi inicialmente responsável por criar e desenvolver a ICA Fluor, liderando planejamentos estratégicos, vendas, projetos financeiros e legais por mais de 10 anos. Andres também já exerceu a função de Diretor de Projetos, sendo responsável pela execução de projetos EPC.
Andres entrou para Fluor em 1985 tendo já ocupado uma variedade de cargos que lhe deram um compreensão completa da indústria de EPC incluindo gestão de projetos, engenharia, construção, operações e manutenção. Ele já gerenciou projetos Lump Sum e de custos reembolsáveis no México, Panamá, República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Aruba, Curaçao, Bonaire, Trinidad e Tobago e atualmente reside no Brasil.
Sua formação acadêmica inclui um Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Universidade Simon Bolívar na Venezuela e possui também MBA pela Universidade de Houston.
Antônio E. F. Müller | Presidente do Conselho de Administração da Tridimensional Engenharia S.A.
É formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UERJ com cursos de extensão em Harvard Business School, Geórgia Technology University e Drexel University. É Membro vitalício da American Society of Mechanical Engineers – ASME.
Foi Superintendente do empreendimento Angra 1, 2 e 3 em Furnas Centrais Elétricas e Superintendente de Operações e Mercado e Diretor da Promon Engenharia S.A, Promon Geofísica e Centro de Tecnologia Promon, além de Diretor Executivo da Promon Tecnologia (Holding).
Atuou como Vice-Presidente da ABB Setal – Lummus Engenharia e Construção S.A., Vice-Presidente da INEPAR S.A. Indústria e Construções, Presidente da AEM Serviços de Engenharia Ltda e AEM Capital Gestão de Recursos Ltda. Foi Presidente da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, entre os anos 2012 – 2016 e atualmente é Sócio – Presidente do Conselho de Administração da Tridimensional Engenharia S.A., Membro do Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e Membro do Conselho de Óleo e Gás da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
José Firmo | Presidente da ABESPetro
José Firmo tem mais de 24 anos de experiência na área de serviço da indústria de óleo e gás. Desde 1992, quando se juntou a Schlumberger trabalhou em várias áreas: Engenheiro de teste de poço e Wireline, gerente de linha nas Américas, Global Business Development para completação, Diretor Global de Recursos Humanos no segmento de testing para a América Latina e presidente da Schlumberger Brasil.
Firmo agora é presidente da Seadrill no Brasil, com base no Rio de Janeiro. Ele hoje ocupa também o cargo de Diretor Presidente da ABESPETRO – Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços em O&G.
Nascido no Rio de Janeiro, tem MBA em Administração de Empresas pela Rotterdam School of Management da Universidade Erasmus.
Márcio Vaz Ferreira Ramos | Diretor ABCE
É engenheiro, mestre, doutor e professor pela Poli USP e especialista em projetos de engenharia.
Atualmente é Diretor da PROJECTUS Consultoria Ltda e Diretor da ABCE.
Marcio Alberto Cancellara | Presidente da Projectus Consultoria Ltda
Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Márcio Cancellara possui capacitação em Planejamento e Gestão de empresas e Engenharia Consultiva. Atualmente é Presidente da Projectus Consultoria Ltda.
Ary Barbosa Silveira | AP Consultoria e Projetos
É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós Graduação em Refinação de Petróleo pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Petróleo da Petrobrás, em convênio com a antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ.
Possui diversos cursos de especialização, relacionados com Petróleo, Gas Natural e Energia.
Possui estágio na Hokushin Denki (Japão) sobre Instrumentação Eletrônica e mais de 50 anos de experiência em diversas empresas dos segmentos de Petróleo & Gas, Petroquímica, Engenharia de Projetos e Energia