Programação
AGENDA
14:15 – 14:45 | Painel 1: Aspectos políticos e regulatórios da indústria de petróleo e gás no Brasil
O painel vai analisar o plano de ação do novo governo no que tange medidas de ajuste fiscal, controle inflacionário, atração de investimentos, política ambiental, entre outras estratégias que viabilizem o desenvolvimento e a implantação de projetos pela iniciativa privada. Outro tema de destaque será o aperfeiçoamento contínuo dos marcos regulatórios, que impulsionará o Brasil como um dos principais destinos de investimentos em petróleo e gás no mundo.
Palestrantes:
Jorge Camargo – Presidente do IBP
Murilo de Aragão – Presidente da ArkoAdvice
15:15 – 15:45 | Painel 2 – Oportunidades de investimentos no setor no País
O painel vai discutir o impacto das ações do plano de investimentos e desinvestimentos da Petrobras, abordando as principais mudanças na configuração do mercado de refino, gás e logística. Também serão debatidos os projetos primordiais para que investimentos de longo prazo continuem a acontecer, tais como a manutenção da realização das rodadas de licitações da ANP, investimentos em infraestrutura e a retomada no pré-sal.
Palestrantes:
Isabela Rocha – Gerente Executiva de Relacionamento com Investidores da Petrobras
Ricardo Bedregal – Diretor América Latina da IHS Markit
16:15 – 16:45 | Painel 3: O modelo de trabalho do PPI para desenvolvimento de projetos no país
Este painel irá apresentar as estratégias de secretaria especial do governo federal (Programa de Parcerias para Investimentos – PPI), com enfoque em projetos de infraestrutura, logística e indústria de base para desenvolvimento de investimentos no país.
Palestrante: Marcelo Allain – Secretário de articulação de investimentos e parcerias de PPI Governo Federal
16:45 – 17:15 | Painel 4: Perspectivas tributárias da indústria de petróleo e gás no Brasil
O painel vai avaliar os entraves no planejamento de investimentos, com foco em barreiras tributárias e participações governamentais, além de abordar as principais estratégias para o mapeamento e gerenciamento pleno dos riscos. Serão avaliados os riscos tributários adicionais ao setor de petróleo que podem ser criados por estados e municípios, como, por exemplo, a Lei Estadual nº 4117/03, que visa a cobrança do ICMS sobre as operações de extração de petróleo no Rio de Janeiro.
Palestrante: Daniele Tavares – Coordenadora do Comitê de Taxation do IBP – Advogada Tributarista da Shell
17:15 – 17:50 | Mesa de debates 1 – Como financiar o Supply Chain da indústria do petróleo em cenários de preços baixos
O painel vai abordar as principais estratégias de financiamento, mitigação de riscos, garantias e outras soluções capazes de manter o giro da cadeia de fornecedores na conjuntura de baixos preços do petróleo, sem perspectivas de rápida recuperação. O setor vive um momento de transição, em que o preço do petróleo desafia o atual modelo de negócio. Faz-se necessária a concentração de esforços na implementação de iniciativas que viabilizem a implantação de projetos e desenvolvam a capacidade financeira da cadeia de fornecedores.
Moderador: Guilherme Alice – Head Specialized Finance – Banco Sumitomo Brasil
Participantes:
Tatiana Moura – Head de seguros e garantias da JLT Brasil
Alejandro Duran – Diretor Técnico Comercial da Schlumberger
Rafael Baleroni– Souza, Cescon, Barrieu& FleschAdvogados
Fernanda Custódio – Gerente America Latina EDC da Export Development of Canada
Alberto Machado – Diretor Executivo de Petróleo, Gás e Petroquímica da ABIMAQ
17:50 – 18:45 | Mesa de debates 2 – Desafios na captação de recursos para a indústria de óleo e gás no Brasil
O painel vai discutir as oportunidades de investimentos e as diretrizes para que sejam vencidos os desafios de financiamento dos grandes projetos em cada segmento do setor. A nova configuração da indústria demonstra oportunidades de investimentos latentes, bem como desafios que devem ser vencidos para estruturação de projetos competitivos e sustentáveis, onde o setor privado terá papel fundamental em seu desenvolvimento.
Moderador: Profº Ernani Torres Teixeira Filho
Participantes:
Luís André Sá d’Oliveira – Chefe do Departamento de Gás e Petróleo da Área de Indústria de Base do BNDES
André Natal – Analista de óleo & gás e petroquímica do Banco Credit Suisse Brasil
Nelson Queiroz Tanure –Diretor de Projetos da Petro Rio S.A.
Marcelo Allain – Secretário de articulação de investimentos e parcerias de PPI Governo Federal
Adriano Casarotto – Analista de Investimentos da Western Asset
18:45 – 20:00 | Coquetel de Networking
Palestrantes
Confira as informações sobre os renomados palestrantes do Fórum Financeiro:
Tatiana Moura | Managing Director Financial Lines
Formada em Administração de empresas pela PUC – São Paulo, com MBA em Gerencia de Projetos pela FGV – SP e especialização em Project Finance também pela FGV-SP. Com 19 anos de experiência nas áreas de Seguro Garantia e Seguro de Crédito, é especializada na subscrição de contratos e estruturação de clausulas para projetos de infraestrutura. Atualmente é responsável pela condução e estruturação de programas de Seguro Garantia, focados em projetos de infraestrutura. Atuou também em grandes seguradoras do mercado brasileira tais como Swiss Re, Zurich Seguros e Fator Seguradora, sempre com ênfase em seguros de linhas financeiras e projetos.
Luís André Sá d’Oliveira | Chefe do Departamento de Gás e Petróleo da Área de Indústria de Base do BNDES
Economista formado na PUC/RJ, MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ. Trabalhou em bancos de investimento como Banco BBM e Banco Bozano, Simonsen, na década de 1990, atuando na área de mercado de capitais, com análise fundamentalista e gestão de portfólio.
Ingressou no BNDES em 2002 onde trabalhou na Área de Infra-Estrutura entre 2003 e 2012, participando da modelagem e estruturação de operações de Project Finance, especialmente em projetos de geração de fontes de energias alternativas, como gerente a partir de 2006.
Desde 2013 trabalha no Departamento de Petróleo e Gás do BNDES. como chefe desde abril/2016,. Em 04/2016 assumiu a chefia do Departamento de Petróleo e Gás da área de Indústria de Base do BNDES.
Murillo Aragão | Presidente da ArkoAdvice
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1983), Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1992) e Doutor Sociologia pela Universidade de Brasília (2000).
É sócio fundador da Advocacia Murillo de Aragão e presidente da Arko Advice – Análise Política e Pesquisas. É presidente do Instituto Brasilia, organização não-governamental de estudos e pesquisas políticas e sociais.
Palestrante regular no Brasil e no exterior, realizou mais de uma centena de palestras sobre a conjuntura política do Brasil no exterior nos últimos anos.
É autor do livro “Grupos de Pressão no Congresso Nacional”, (Maltese, 1992), do livro “Reforma Política: o debate inadiável” Civilização Brasileira, 2014 e co-autor de alguns outros. É articulista dos jornais O Liberal, O Tempo, O Estado de São Paulo, revista IstoÉ e do Blog do Noblat. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República entre 2007 e 2015. É membro suplente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional desde novembro de abril de 2016.
Rafael Batista Baleroni | Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
Sócio das áreas Project Finance, Infraestrutura, Bancário e Financiamentos, e Reestruturação e Recuperação de Empresas do Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, atuando principalmente nos setores de petróleo e gás, offshore, marítimo e energia. Formado em Direito pela UERJ, com especialização em direito do petróleo e gás natural (PRH-ANP), Mestre em Direito (LL.M.) pela University of Chicago Law School e Mestre em Direito Internacional pela UERJ.
Associado à AIPN e ao IBP, vice-coordenador do Comitê Jurídico da Norwegian Brazilian Chamber of Commerce (NBCC) e membro da Comissão de Petróleo e Derivados da OAB/RJ. Autor de diversos artigos sobre temas de Direito Internacional, Direito do Petróleo e Gás, Project Finance e Investimento Estrangeiro. Reconhecido pelas publicações internacionais Chambers & Partners e Legal 500 como um dos principais advogados do setor de petróleo e gás do Brasil.
Alejandro Duran | Diretor Técnico Comercial da Schlumberger
O Sr. Alejandro Duran é o Diretor Técnico Comercial da Schlumberger Brasil, sediada no Rio de Janeiro.
Ele possui 19 anos de experiência na Schlumberger, sendo 08 anos na América Latina, passando por Bolívia, Houston, Paris e Noruega. Está em sua atual posição desde 2013. Alejandro é licenciado em Química Industrial e em Engenharia Química, ambos da Universidade de Bolonha, Itália.
Fernanda Custódio | Gerente America Latina EDC –Export Development of Canada
Fernanda Custódio iniciou na EDC em outubro de 2003 e possui mais de 20 anos de experiência em Finanças, Comércio Internacional, Análise de Mercado e Desenvolvimento de Negócios. Antes da EDC, Fernanda trabalhou como analista financeira na CAEMI, mineradora brasileira, e como gerente de setor na UKTI no Rio de Janeiro. Baseada no Rio de Janeiro, Fernanda faz parte do grupo de desenvolvimento de negócios no Brasil e Cone Sul da EDC. Fernanda é graduada em Engenharia Elétrica e possui MBA em Marketing pela IBMEC Rio de Janeiro e um MBA em Engenharia de Produção, com ênfase em finanças e análise de investimentos.
Adriano Casarotto | Analista de Óleo e Gás da Western Asset
19 Anos de Experiência
– Western Asset Management Company – Analista de Investimentos, 2013 –
– Schroders Asset Management – Analista de Renda Variável, 2011 – 2013
– BankBoston Asset Management/Itaú – Analista de Renda Variável / Estratégia, 2005 – 2011
– ING Bank Brazil – Trader de Renda Fixa Internacional, 2003 – 2005
– BankBoston – Trader de Renda Fixa Internacional, 2000- 2003
– Unibanco – Trader de Renda Fixa Internacional, 1997 – 2000
– Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
– Certificado com CGA Anbima
Isabela Costa | Gerente Executiva de Relacionamento com Investidores da Petrobras
Isabela Mesquita Carneiro da Rocha ingressou na Petrobras em 1985 como Engenheira de Processo e ocupou diversos cargos em diferentes áreas da empresa, Cenpes, Abastecimento, E&P, Estratégia e Desempenho, Novos Negócios. Ela é atualmente Gerente Executiva de Relacionamento com Investidores.
Possui grau de Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD (UFRJ – 2001) e MBI em Gestão do Conhecimento Estratégico e de Negócios Inteligence pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR – 1999).
Guilherme Alice | Banco SMBC Brasil
Líder do de finanças especializadas do Banco SMBC Brasil. Guilherme é brasileiro graduado em Administração de Empresas pela PUC / RS. Ele começou a sua carreira bancária no Citibank em 1986, movendo-se para o ABN AMRO em 1991, onde iniciou e dirigiu-se a prática de Project Finance no Brasil e Latam.
Com a aquisição do ABN AMRO pelo Santander ele moveu a equipe para o Standard Bank, onde ele co-dirigiu o investimento do Grupo do Banco. Juntou-se SMBC em janeiro de 2016 para a área de Finanças especializadas no Brasil.
Guilherme foi um dos primeiros profissionais locais dedicados ao Project Finance no Brasil com mais de 20 anos de experiência em todo o setor de infra-estrutura inteira.
Ernani Torres Teixeira Filho | Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
É Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultor privado. Seus principais interesses acadêmicos são Sistema Financeiro Nacional e Teoria Monetária. Já trabalhou como consultor para instituições públicas (CGEE, CVM, IPEA, Embaixada Britânica no Brasil, Universidade de Manchester no Reino Unido) e instituições privadas (CNI, ANBIMA, IEDI, ONIP).
Até 2011, foi membro da equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde ocupou o cargo de Superintendente de Pesquisa Econômica( Economista-Chefe). Anteriormente, efoi Superintendente da Área de Exportações, Chefe de Departamento da Área de Privatização e do Departamento de Petróleo e Gás no BNDES. Ele foi cedido para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) como assessor especial do Diretor-Geral.
Foi membro dos Conselhos de Administração da LLX Logística S.A., da PORTX S.A., da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação – SBCE e dos Conselhos da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP e do Centro Internacional Celso Furtado (CICEF)
Ernani Torres é graduado em Economia e tem Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Alberto Machado | Diretor Executivo de Petróleo, Gás e Petroquímica da ABIMAQ
Diretor Executivo de Petróleo, Gás e Petroquímica da ABIMAQ e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás da FGV