Programação
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Evento: 26 de outubro
14:15 – 14:45 | Cerimônia de abertura
– Presidente do IBP – Jorge Camargo
– Presidente ABPIP – Marcelo Magalhães
– Diretor da ANP – José Gutman
14:45 – 15:15 | Conferência: A importância do Projeto Topázio no futuro do mercado onshore
Palestrante: Newton Reis Monteiro – Diretor da NM Consultoria – Petróleo e Gás Ltda
15:15 – 16:30| Painel 1: Realidade e desafios do segmento onshore brasileiro
Moderador: Newton Reis Monteiro – Diretor da NM Consultoria – Petróleo e Gás Ltda
Neste painel pretende-se discutir a nova fase do segmento onshore brasileiro, com a iniciativa da Petrobras de ceder a empresas privadas os direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural de campos terrestres. Início de um processo que aponta para um cenário de oportunidades para toda a cadeia produtiva, com modelos operacionais alternativos que contribuam para recuperação do setor.
1) Novas alternativas para a reativação e escoamento da produção do gás natural
Palestrante: Osvaldo Del Campo, CEO da Galileo Technologies
2) As demandas para o desenvolvimento das empresas independentes
Palestrante: Anabal Santos Jr – Secretário Executivo da ABPIP
3) Modelos alternativos para a retomada do setor
Palestrante: Luiz Augusto da Fonseca – Diretor Geral da SERTECPET do Brasil Ltda
16:30 – 16:45 | Coffee Break
16:45 – 18:00 | Painel 2: Desafios regulatórios e legais
Moderador: Humberto Campos Rangel – Coordenador do Conselho Petróleo, Gás Natural e Naval da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Este novo cenário do mercado Onshore brasileiro tem um grande potencial para as economias locais. Cria um novo ambiente econômico que, naturalmente, precisa ser trabalhado de forma célere e abrangente pelas autoridades, no equacionamento das soluções para os entraves, que dificultam o desenvolvimento deste setor e contribuindo para sua consolidação e geração de benefícios sócio econômicos. Neste painel pretende-se discutir as propostas e ações da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), Ministério das Minas e Energia (MME) e Congresso Nacional para o desenvolvimento do setor.
1) As contribuições da ANP para adequação da agenda regulatória a este novo cenário
Palestrante: José Gutman – Diretor da ANP
2) O MME e o fomento das EPM (lei 12.351/10 – Art.65)
Palestrante: Márcio Félix, Secretário de Petróleo e Gás do MME
3) O Projeto de Lei 4663/2016
Palestrante: Deputado Beto Rosado – Autor do projeto
18:00 | Encerramento
Marcelo Magalhães – Presidente ABPIP
Palestrantes
Marcelo Campos Magalhães | Presidente da ABPIP e CEO da PetroRecôncavo
Marcelo Campos Magalhaes ocupa a posição de Presidente da ABPIP desde 2015 e de CEO da PetroRecôncavo desde 2008. É membro do Conselho de Óleo, Gás e Naval da Federação das Industrias do Estado da Bahia, FIEB.
Como diretor da ABPIP desde 2010 e de forma mais específica durante sua gestão a frente da associação, tem desenvolvido a agenda da ampliação do papel das pequenas e médias empresas nos setor de O&G, com foco nos campos maduro onshore.
Administrador de Empresas formado pela Universidade Federal da Bahia, desenvolveu sua carreira como Consultor de Estratégia e Gestão, tendo trabalhado em conceituadas empresa da área como McKinsey &Co., IBM Business Consulting Services, Staff Consultores e Arthur Andersen, no Brasil e no Exterior. Tem MBA pela Darden School of Business Administration da Universidade da Virginia, e formação em cursos avançados em diversas instituições como IMD Business School, Amana Key, entre outras.
Humberto Rangel | Coordenador do Conselho Petróleo, Gás Natural e Naval da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Humberto Rangel é Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou sua carreira em 1974 na Sibra Eletrosiderúrgica Brasileira, ocupando o cargo de Chefe de Departamento de Matéria Prima e sendo promovido a Diretor Comercial.Em 1982 ingressou na Organização Odebrecht, onde permanece até hoje. Durante esse período passou por diversos cargos e países. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Enseada Indústria Naval S.A.
Márcio Félix | Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília. Possui especialização em Engenharia do Petróleo pela Universidade Petrobras e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem 35 anos de experiência na indústria do petróleo, atuando na antiga Flopetrol Schlumberger (1981/1982) e, desde 1983, na Petrobras, onde foi engenheiro de campo e ocupou diversas funções gerenciais na área de Exploração e Produção, nacional e internacional.
Foi por 3 anos Secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e desde julho de 2016 ocupa a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, em ambos os casos cedido pela Petrobras. Também foi Diretor do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Luiz Augusto Marciano da Fonseca | Diretor Geral da SERTECPET do Brasil Ltda
Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá-SP e Economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com pós-graduação em Gestão Avançada pelo INSEAD/Fundação Dom Cabral e Top Management Program pela Harvard University/ADEN- Equador. Tem curso de Engenharia de Petróleo pela Petrobras, empresa na qual trabalhou por 35 anos em diversas funções técnicas e gerenciais, no Brasil e no exterior. Dentre as principais atividades exercidas, destaca-se, Gerente de Operações da Petrobrás America Inc. em Houston, Secretário Executivo da Organização Latino Americana de Energia – OLADE. Gerente de Engenharia da Braspetro, Chefe do Gabinete da Presidencia da Petrobras, Diretor da Petrobras Energia S.A e membro do Conselho de Administração da Petrobras Energia Participaciones, na Argentina, Atuou ainda como Diretor Geral da Petrobras Energia Ecuador, membro do Conselho de Administração do Oleoducto de Crudos Pesados e Diretor Comercial da Logum Logística S.A.
Atualmente é o Diretor Geral da Sertecpet do Brasil Ltda, empresa internacional especializada em produção de petróleo e serviços de poços.
Osvaldo del Campo | Presidente e Ceo da Galileo Technologies S.A
Nascido em Buenos Aires, Argentina, Osvaldo Del Campo é Presidente e CEO da Galileo Technologies S.A. Sob sua liderança, esta empresa introduziu várias tecnologias modulares para gás natural e aprimoramento do biometano, compressão, liquefação e transporte. Com base nesta experiência, ele julga que a dispersão e a abundância de novas fontes de gás natural convencional, gás de xisto (shale gas), gás compacto (tight gas) e biometano transformam o lançamento de dutos economicamente insustentável para levar o gás aos consumidores.
Para quebrar essa barreira, ele propõe um modelo de Produção de GNL Distribuído, onde as estações em pequena escala portáteis liquefazem o gás diretamente da fonte e os Gasodutos Virtuais de GNL/BML se liga à logística de distribuição de gasolina e diesel, conectando fontes de gás a seus consumidores a um custo menor do que os dos gasodutos.
José Gutman | Diretor da ANP
Natural do Rio de Janeiro, José Gutman formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1995 e em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 2005. Tornou-se Mestre em Planejamento Energético pela COPPE da UFRJ em 1998 e especialista em Regulação, Concorrência e Reestruturação de Setores de Infraestrutura, pelo Instituto de Economia da UFRJ, em 2000.
Em mais de uma década e meia atuando na ANP, desenvolveu atividades profissionais que sedimentaram um forte conhecimento prático setorial, através da participação em inúmeras fiscalizações e vistorias técnicas em instalações relacionadas à indústria de petróleo e gás natural em diversos Estados brasileiros.
Como diretor, chefiou missões internacionais nos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Reino Unido e França, focadas em relevantes temas relacionados à regulação da ANP. Nestes, e em diversos outros fóruns no Brasil e no exterior, vem proferindo palestras sobre a experiência da regulação setorial nacional.
É autor ou co-autor de publicações na área, entre as quais destaca-se o livro “Tributação e Outras Obrigações na Indústria do Petróleo” (Ed. Freitas Bastos, 2007).
Newton Monteiro | Diretor da NM Consultoria – Petróleo e Gás Ltda
É engenheiro de petróleo e atualmente é diretor da NM Consultoria – Petróleo e Gás Ltda. Na Petrobras exerceu diversas atividades, técnicas e gerenciais, ligadas ao segmento de Exploração e Produção, tanto no Brasil como em vários países das Américas, África e Oriente Médio. Foi diretor de Exploração e Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 2002 a 2008. Iniciou o processo de criação do segmento de produtores independentes de petróleo no Brasil, na Petrobras e consolidou posteriormente na ANP.
Graduou-se pela Universidade de Stanford e é membro da Society of Petroleum Engineers (SPE) desde 1970.
Anabal Santos Jr | Secretário Executivo da ABPIP
É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras, MBA em Finanças pela FGV e Mestre em regulação de Energia pela UNIFACS/BA.
Atualmente é Secretario Executivo da ABPIP e Membro do Comitê de Petróleo, Gas Natural e Naval da FIEB.
Carlos Alberto Rosado | Autor do projeto de Lei 4663/2016
Deputado Federal pelo PP/RN, autor do Projeto de Lei nº. 4663/2016, que dispõe sobre a exploração e produção de acumulações marginais de petróleo e gás natural por produtores independentes.