Notícias

Uma pesquisa da consultoria Environmental Leader indica que mais de 80% das empresas com operações globais planejam aumentar ou manter o número de funcionários dedicados à gestão de EHS (em português, meio ambiente, segurança e saúde) nos próximos anos. Esta tendência pode ser observada pela adoção de práticas mais seguras e sustentáveis nas corporações, pela necessidade de compreensão da complexidade e rigidez regulatória da área. Contribuiu também para este movimento o posicionamento do mercado diante de políticas institucionais para contratação de fornecedores com ISO 14.001 e ISO 45.001 e a mudança cultural com crescimento da importância da segurança do trabalho em grandes companhias.

Diante deste aumento da demanda por profissionais de saúde e segurança, a UnIBP promove a certificação NEBOSH, uma das mais populares e reconhecidas qualificações de segurança e saúde no mundo, com classes EAD (ensino à distância) a partir de 1º de julho. As inscrições podem ser realizadas neste link do site da Universidade do Petróleo e do Gás.

Cultura de Segurança
Em um cenário internacional que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o investimento em medidas de segurança e saúde pode reduzir os acidentes laborais em até 40%, muitas corporações compreendem que é essencial ter profissionais cada vez mais habilitados para identificar, avaliar e controlar uma ampla gama de riscos no local de trabalho.

“Temos observado uma demanda pelo NEBOSH International General Certificate por ser um meio para melhorar a cultura de segurança das organizações internacionais, fornecendo uma sólida compreensão dos princípios de gestão de risco. Inclusive, ele se torna fundamental para trabalhar em multinacionais por ter acreditação internacional”, analisa Karen Cubas, gerente da UnIBP.

Melhor avaliação de riscos
A qualificação é destinada para gerentes, supervisores e profissionais que precisam ter uma boa compreensão das suas responsabilidades e desejam implementar melhorias sustentáveis de saúde e segurança nas suas companhias. A carga horária e o formato são intensivos, com 75 horas de duração, e duas semanas de aulas de 9h às 18h compostas por treinamentos e simulações.

O aluno aprofundará sua expertise em sistemas e monitoramento de gestão da saúde e segurança, além de conquistar maior capacidade de análise das condições de saúde física e psicológica das equipes, como violência no trabalho e abuso de substâncias, até conjuntura musculoesquelética, que terá foco no reconhecimento de lesões dos membros superiores e aplicação de agentes químicos e biológicos.

Ao concluir a certificação NEBOSH, o profissional estará ainda mais apto para implementar estratégias para prevenir acidentes, como mudanças comportamentais, revisão de processos com eliminação de situações de alto risco, desenvolvimento e implantação de procedimentos de segurança, seleção e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs). Além de se capacitar para a promoção de treinamentos e programas educativos para conscientizar os trabalhadores sobre práticas seguras, procedimentos adequados e uso correto de ferramentas e máquinas.

“Também cabe ressaltar que o profissional estará mais preparado para investigar incidentes e acidentes do trabalho, analisando suas causas e propondo medidas para evitar que se repitam no futuro, bem como garantir o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança do trabalho estabelecidas pela legislação brasileira”, conclui Karen.