O IBP recebeu na última segunda-feira, dia 4 de abril, o time da Petrobras que apresentou as oportunidades e o plano de investimentos da empresa para oferta de combustíveis com parcela renovável, via coprocessamento nas refinarias, e planta dedicada para produção de diesel renovável e SAF – Sustainable Aviation Fuel.
O coprocessamento é um processo de produção de combustíveis que usa como insumo, junto ao petróleo, parcela de óleo vegetal. O resultado é um combustível de elevada qualidade – com teor renovável chegando a 5% na realidade das refinarias brasileiras – e total compatibilidade com os motores existentes.
Assim, o refino de petróleo no Brasil se une aos demais esforços já existentes para dar mais celeridade a transição energética, tendo como objetivo a redução de emissões ao menor custo possível para a sociedade e a segurança de abastecimento.
Os investimentos previstos no Plano de Negócios da Petrobras 2022-2026 para adequação de suas refinarias, além da construção de planta dedicada para produção de biocombustível para motores a diesel e de aeronaves são de cerca de R$ 3 bilhões. “A evolução regulatória e o reconhecimento do diesel renovável nos mandatos de adição obrigatória ao diesel fóssil são fundamentais”, afirmou Sandro Barreto – Gerente Geral de Marketing da Petrobras.
A apresentação contou com a presença dos associados do IBP e diversas entidades do setor, entre elas: ABEAR, IATA, CNT, ABIMAQ, Abicom, Anfavea, SindTRR, Brasilcom, Sindipeças.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao efetuar o cadastro.