O novo modelo de negócios para atender os clientes – com uma visão 360º, decisões baseadas em dados e insights em um ambiente totalmente online – está se consolidando como uma relevante estratégia para as empresas que estão reorganizando seu business plan no pós-pandemia diante de uma economia digital.
Estas novas relações comerciais devem movimentar mais de US$ 1,2 trilhão e gerar mais de 4,2 milhões de vagas até 2025 para forças de venda em escala global, segundo estudo da consultoria IDC. Estes serão alguns dos principais tópicos de “Inovar para atender uma nova normalidade”, que marca a terceira edição do Diálogos da Rio Oil & Gas neste ano. A conferência ocorrerá em 26 de agosto, a partir das 16h, com organização e gestão do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). O webinar, online e gratuito, está com inscrições abertas.
Roberto Prado (Vice-Presidente de Engenharia de Soluções na Salesforce) fará a moderação do evento e analisa que 80% das organizações iniciaram transformações digitais. No entanto, apenas 14% relatam ter alcançado melhorias de desempenho, bem como somente 3% reportam sucesso completo em sua mudança. A conferência ainda contará com as presenças de Aspen Andersen (Diretor de Digital, CIO / CDO na BR Distribuidora) e Rodrigo Braga (Vice- Presidente de TI e CTO na PagoNxt, do Grupo Santander).
Neste momento, conforme avaliação de Prado, as corporações devem estabelecer cinco disciplinas para direcionar e ter sucesso no relacionamento e compreensão dos seus consumidores: como tomar decisões (coletar e criar uma cultura de dados, convertê-los em decisões), como interagir com os clientes (redesenhar os processos para fechar contratos por alavancagem de Inteligência Artificial e Bots, sempre na velocidade demandada pelo mercado), como trabalhar (equipe alinhada e capacitada próxima do cliente), como adotar tecnologias (transição para o business digital) e como servir a sociedade (desenvolver planejamento para equidade de gênero e raça, fortalecer o código de ética e compliance, além de ter metas de neutralidade de emissões).
Os dados são a “nova moeda”, na visão de Prado, e as novas formas de relacionamento com o cliente estarão diretamente conectadas com ecossistemas sólidos e seguros, além de metodologias de respostas rápidas. “Vivemos a era das capacidades de negócios, onde devemos ser assertivos e saber exatamente como a tecnologia pode nos apoiar em toda a jornada com os consumidores. Nestes tempos de pandemia, devemos servir, resolver, acessar e entregar com qualidade e excelência de qualquer lugar”, avalia.
Diálogos da Rio Oil & Gas – No ar desde abril de 2020, os Diálogos da Rio Oil & Gas consistem em uma série de debates virtuais que reúnem especialistas da indústria para analisar pautas relevantes para o setor no Brasil e no mundo. A íntegra das edições anteriores do Diálogos está disponível no canal On Demand.