As empresas Altera&Ocyan, Aker Solutions, Equinor, Ocyan, SBM Offshore, Schlumberger, Subsea7 e TotalEnergies, além do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), lançam juntos a campanha setorial “O mar também é delas”, uma iniciativa que visa ampliar a igualdade de oportunidades para profissionais mulheres e o bem-estar para o público feminino que trabalha embarcado em plataformas e sondas da indústria do petróleo no país. O movimento busca também estimular outras mulheres a ingressar neste segmento estratégico para a economia brasileira. A campanha tem uma plataforma única, que poderá ser acessada pelo link www.omartambemedelas.com.br.
“O mar também é delas” foi inspirada em pesquisa encomendada ao Instituto Ipsos com mulheres que trabalham offshore em diversas empresas do setor. “O estudo fez um diagnóstico sobre o que elas pensam e o resultado foi tão rico que achamos importante dar visibilidade e dividir as informações com toda a indústria para criamos um movimento coletivo para contribuir com a garantia da segurança psicológica e da equidade de oportunidades, além de promover a atração e seleção de novos talentos femininos nessa área de atuação”, contextualiza Nir Lander, vice-presidente de Pessoas e Gestão da Ocyan – “Percebemos que seria necessário seguir em um movimento conjunto e somar forças se quiséssemos ir mais longe”, completa ele.
A pesquisa a que o executivo se refere traz dados importantes, 90% das mulheres ouvidas acharam fundamental criar campanhas e ações para divulgar a relevância do tema da igualdade de gênero; 87% delas pediram a criação de programas de incentivo para a contratação de mulheres no setor e pelo menos 34% disseram que por trabalhar offshore, podem inspirar outras mulheres a realizar esse tipo de atividade. Foi com base em números como esses que foi criado um site exclusivo sobre o tema com três principais enfoques: conteúdo, oportunidades e inspiração – ele será um ponto de encontro, um local de busca por informações, posições de trabalho e compartilhamento de histórias.
O IBP conta hoje com uma Comissão de Diversidade com reuniões periódicas para discussão e promoção de iniciativas sobre o tema, como esta. “Essa iniciativa se propõe a fomentar o debate e colocar uma luz sobre a igualdade de oportunidades no ambiente offshore. A passagem das mulheres pelo operacional é importante para a ascensão de carreira dentro das empresas. Esperamos que o portal seja um ambiente para compartilhar histórias e inspirar ações que levem a mudanças no setor de O&G”, comenta Cristina Pinho, Diretora Executiva Corporativa do IBP.
Para Ana Serrano, Vice-presidente sênior de subsuperfície em Tecnologia do Petróleo & Exploração da Equinor, estimular a diversidade no setor de óleo e gás é essencial. “Na Equinor, acreditamos que a diversidade estimula a inovação e a criatividade, dois elementos que consideramos vitais para moldar o futuro da energia. Por isso, temos trabalhado para atrair e motivar mais mulheres para cargos de liderança na companhia e para aumentar o número de funcionárias offshore. Tenho certeza de que “O mar também é delas” terá um papel muito importante nesta jornada rumo à equidade de gênero”, comenta a executiva.
Outra operadora que estará junta na campanha é a TotalEnergies.
“Essa iniciativa está muito alinhada com as diretrizes da TotalEnergies de promover a diversidade de nossos talentos como fator crucial para a nossa competitividade, nossa capacidade de inovação e nossa atratividade. O respeito ao próximo é um dos nossos valores fundamentais. Cultivar um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando-se as diferenças de cada um e utilizando-se dessa riqueza para impulsionar o desempenho e a inovação, são princípios que nos guiam diariamente”, reitera Eduarda Pina, Diretor Business, Development e Geoscience da companhia.
Além das operadoras, fornecedoras também abraçam a causa. É o caso da Altera&Ocyan.
“Nosso compromisso com a equidade de gênero está em todo o processo de recursos humanos e é parte de nossa cultura. Queremos atrair e especialmente proporcionar oportunidade de desenvolvimento de carreira a esses talentos femininos. Hoje, na joint venture Altera&Ocyan contamos com um corpo de 18% de mulheres, de um efetivo total de pouco mais de 300 integrantes. Temos um caminho pela frente e este movimento setorial só reforça nossa responsabilidade em relação a esta causa”, endossa Carolina Almeida, gerente de Pessoas da Altera&Ocyan.
Outra fornecedora de óleo e gás engajada na causa é a Subsea 7.
“Sermos parceiros da campanha O Mar Também é Delas é uma grande honra para a Subsea 7. Vimos investindo em ampliar o número de mulheres em cargos offshore para que possamos ter cada vez mais olhares diversos e colaboração em diferentes níveis. A mulher cada vez mais vem conquistando oceanos de oportunidades, trazendo seu olhar amplo, sua voz e suas ações para transformar o mercado de trabalho e a Subsea 7 espera colaborar de forma ativa para promoção desta plataforma de tanto valor”, celebra Alessandra Nogueira, diretora de RH da Subsea 7.
Anna Paula Lougon, diretora de Tecnologia Brasil da Schlumberger ressalta a importância da representatividade feminina.
“O avanço da representatividade das mulheres no setor de óleo gás é perceptível, mas ainda precisamos aumentar a inserção delas nesse mercado. Representatividade é fundamental para dar conta de todos os desafios a serem enfrentados pela indústria”, destaca a executiva.
Já Jaqueline Fonseca, diretora de RH da SBM Offshore no Brasil, aponta que a iniciativa tem um objetivo muito rico e necessário, que é facilitar a conexão das mulheres com as oportunidades em grandes empresas do mercado.
“Ver mulheres conquistando espaço em um ambiente historicamente e ainda predominantemente masculino é um grande orgulho para mim como profissional, mas também como mulher que trabalha na indústria de energia, óleo e gás. Temos muito o que aprender, barreiras que precisamos romper e tabus que teremos que quebrar, mas nenhum processo de inclusão é diferente. Exige força e força é algo que não falta em nenhuma mulher! Por isso, nós da SBM Offshore fazemos questão de abraçar a causa e dedicar a nossa energia à inclusão e à diversidade.”, ressalta ela.
A Aker Solutions é outra empresa que aderiu à campanha.
“Esta força-tarefa é uma iniciativa necessária e vem ao encontro dos nossos objetivos estratégicos para continuar construindo uma empresa mais diversa e inclusiva, promovendo oportunidades para inserção de mulheres no mercado de energia”, ressalta Andreia Maciel, VP de Recursos Humanos na Aker Solutions.