Nesta quinta-feira, dia 20 de junho, o IBP foi palco do lançamento do livro “Mulheres na indústria de óleo, gás e energia” (ed. Nelpa). A obra teve apoio institucional do Instituto e do seu Grupo de Trabalho de Gênero, ligado à Comissão de Diversidade.
O material traz relatos de 15 mulheres – de diferentes áreas de atuação, cargos e formações – com trajetórias na indústria de petróleo, gás e energia, abordando reflexões sobre temas como machismo, maternidade, racismo e síndrome da impostora no mercado de trabalho, entre outros. Participam da obra Ana Serrano, Anália Coutinho, Camila Braz, Dédima Cruzeiro, Edinéia Alves, Emanuele Mota, Hadassa Gripp, Kloê Cardoso Siqueira, Marcela Botteri, Michelle Neves, Naysa Ribas, Rita Aragão, Suzane Barcelos e Taisa Veiga.
Segundo Amanda Santos, HSEQ Manager da Altera e organizadora do livro, o objetivo da publicação não é falar sobre o que a indústria precisa fazer para incluir as mulheres, mas mostrar o que elas já estão tendo que passar e como estão conseguindo vender as barreiras do dia a dia.
“Ele (o livro) tenta, de forma muito clara, inspirar outras mulheres que já estão na indústria e que, muitas vezes, pensam, inclusive, em desistir das suas carreiras – seja por conta de como são até assediadas dentro das suas profissões -, mas também olhar para as gerações novas”, afirmou no encontro, que contou com algumas das coautoras.
A obra “Mulheres na indústria de óleo, gás e energia” está disponível para aluguel exclusivamente para Associados IBP na Biblioteca do Instituto e para venda no site da editora.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao efetuar o cadastro.