Notícias

Executivos e representantes das principais empresas de dutos do país se reuniram nesta segunda-feira, dia 24, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio de Janeiro, para apresentação da Rio Pipeline 2015. Em evento para parceiros e patrocinadores, a comissão organizadora falou sobre as principais novidades da edição deste ano, que comemora os 20 anos do Congresso. O pavilhão da “Invenção para Inovação” e Workshop de Mercado e Carreira são algumas delas. A Rio Pipeline 2015 ocorre de 22 a 24 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica.

Durante a apresentação, o gerente executivo de Abastecimento, Petroquímica e Biocombustíveis do IBP, Ernani Filgueiras, falou sobre a importância do evento para o setor e a escolha do tema deste ano: o importante papel dos dutos submarinos no desenvolvimento do pré-sal. “As descobertas brasileiras estão entre as mais importantes em todo o mundo. O pré-sal se apresenta como uma excelente oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, em particular, do segmento de dutos submarinos, que irá requerer novas tecnologias e soluções para expansão da malha”, disse.

A Rio Pipeline terá uma programação integrada composta por cinco plenárias, nove fóruns, cinco minicursos, duas sessões especiais – uma sobre integridade de dutos de distribuição de gás e outra sobre tecnologias da Petrobras para o segmento, premiadas na OTC Houston 2015 -, além da exposição e eventos paralelos. São 66 palestrantes e quase 200 trabalhos técnicos a serem apresentados. Na feira, 70 empresas estão confirmadas. Engie, Rosen, T.D.Williamson, Tenaris, TBG, Petrobras e Smarttech que patrocinam a edição deste ano são algumas delas. O evento recebe, em média, 2000 visitantes e, aproximadamente, 1000 conferencistas de 20 diferentes países.

Entre as novidades desse ano está o pavilhão da “Invenção para Inovação”. Neste espaço, 14 empresas de base tecnológica apresentarão soluções interessantes para área de dutos. Além disso, haverá o Workshop de Mercado e Carreira, para profissionais que estão em busca de uma oportunidade. Palestras sobre empreendedorismo e carreira estão na programação. O projeto Profissional do Futuro, voltado para jovens estudantes, também será realizado durante o evento. A expectativa é de que 300 alunos de universidades cariocas participem das atividades.