Notícias

Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados definiu agenda para atuação em 2022

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) participou, nesta quarta-feira (25/5), do lançamento da pauta prioritária 2022 da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (FREPER) na Câmara dos Deputados. Desde 2019, o grupo de parlamentares busca aprimorar leis e fomentar políticas públicas no setor de energia para o fortalecimento da indústria no Brasil.

O deputado Christino Áureo, presidente da FREPER, ressaltou a importância do setor para a economia e sociedade, e a necessidade de o parlamento debater pautas tributárias, o devedor contumaz, Renovabio, além dos modelos de concessão e partilha, que também impactam o segmento dos combustíveis.

O presidente do IBP, Eberaldo de Almeida Neto, representou o setor de óleo e gás no lançamento e destacou a cadeia de valor da indústria, a importância do Brasil como relevante produtor de petróleo e portador de um grande mercado consumidor. Almeida Neto ressaltou ainda o papel da indústria do petróleo como geradora de empregos, tecnologia e arrecadação, destacando o lançamento da Agenda da Indústria do IBP e a contribuição do instituto na promoção do setor de energia.

“Precisamos ter uma agenda robusta visando à melhoria no ambiente de negócios, dado que são investimentos de longo prazo de maturação que necessitam de segurança jurídica, da atuação técnica das agências reguladoras, de licenciamento ambiental tempestivo, pois os investimentos comparam as oportunidades e ameaças de cada país antes de escolher o destino. Uso de boas práticas internacionais, simplificar a questão tributária e o combate ao mercado irregular são itens necessários para aumentar a atratividade do nosso país”, disse.

Ao encerrar o evento, o deputado Laércio Oliveira lembrou a importância do novo marco regulatório do mercado de gás, ressaltando que o Brasil tem um caminho a percorrer para tornar o setor de combustíveis ainda mais competitivo, com o objetivo de garantir o abastecimento nacional.