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A Agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) aponta que a direção do futuro da indústria deve estar baseada na compreensão das mudanças estruturais que a sociedade mundial tem experimentado e como as organizações se comportam nesse cenário. No setor de óleo e gás não seria diferente. Atento a essa nova realidade, o IBP lançou no último dia 13 de abril a Comissão ESG, exclusiva para Associados.

Desenhada para apoiar o setor de petróleo e gás na preparação em relação aos temas de ESG, mantendo a indústria competitiva e preparada para o futuro, permitindo o acesso a população à energia acessível, segura e sustentável, a Comissão busca desenvolver uma agenda positiva através da promoção de padrões e conformidade em ESG.

“A criação da comissão é determinante para o setor. Sabemos que a indústria de óleo e gás não se furta dessas discussões, mas é preciso ampliar o espectro delas para além do mundo corporativo. O gerenciamento da Agenda ESG paralela à transição energética tem sido cobrado pela sociedade em geral, e o IBP está aqui para realizar essa ponte orientando, reportando e divulgando as iniciativas e mais, desenvolvendo uma metodologia que permita que as empresas associadas identifiquem, meçam, gerenciem esses pilares.”, afirma Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do IBP e coordenadora da Comissão.

Integrada a outros projetos do Instituto – como a Comissão de Responsabilidade Social, Comissão de Tecnologia e Inovação, Comitê Jovem, Comitê de Sustentabilidade e Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, a Comissão de ESG desenvolve produtos voltados para o setor como a matriz de materialidade setorial, cursos, eventos e guias relacionados aos temas levando ao, ainda maior, amadurecimento das empresas em relação a governança ambiental, social e corporativa, essenciais para suprir as necessidades presentes e futuras dos nossos associados e da sociedade.

“Nosso plano é trabalhar na elaboração de um material rico sobre ESG, que auxilie as empresas de óleo e gás a estruturar e aprimorar seus  programas, gerando uma agenda positiva e dando maior visibilidade às ações de nossa indústria”. pontuou Carla Albano, Gerente Executiva de Relacionamento com Investidores da Petrobras.

Participaram do lançamento as empresas associadas Vibra, Petrobras, Iconic, Enauta, Shell, Repsol Sinopec, Grupo Ultra, Raízen e Infineum.