Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) esteve presente nesta segunda-feira, dia 22, na audiência pública promovida pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE) para obter subsídios visando à revisão do contrato de concessão de distribuição de gás canalizado do estado.

O IBP foi representado pela Diretora Executiva de Gás Natural, Sylvie D’Apote, que participou da mesa de abertura, e por Tiago Santovito, Gerente Executivo de Regulação de Transporte e Distribuição de Gás Natural.

Entre os tópicos abordados na audiência estava a possibilidade de revisão da taxa interna de retorno, hoje determinada no contrato de concessão em 20%. Além desses pontos, o IBP contribuiu com outras sugestões de ajustes no contrato de concessão, que tem o objetivo de modernizar e de tornar mais eficientes os critérios de cálculo das tarifas de distribuição. Também foram discutidos a presença de múltiplos supridores de gás e outros aspectos regulatórios que têm o potencial de trazer mais competitividade ao setor de gás natural no estado.

A sessão está disponível na íntegra aqui.

Já na terça-feira, dia 23, o Presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e Diretora Executiva de Gás Natural estiveram presentes na cerimônia de inauguração do gasoduto de conexão da TAG, que liga o do Terminal de GNL de Porto de Sergipe à malha de transporte de gás natural da TAG. Na parte da tarde, o Presidente do Instituto recebeu o título de cidadão sergipano conferido pela Assembleia Legislativa do Estado.

Nesta quarta, dia 24, o Presidente Ardenghy participou ainda da abertura do “Sergipe Oil & Gas 2024” e, em seguida, moderou a sessão sobre o “Potencial do E&P em Sergipe”.