Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) presta homenagem ao ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Newton Monteiro, que faleceu na última segunda-feira (09/09), aos 86 anos, no Rio de Janeiro.

Funcionário de carreira da Petrobras, onde atuou por 38 anos, era engenheiro formado pela Universidade de Stanford e contribuiu por mais de quatro décadas para o avanço do setor de petróleo e gás no Brasil.

Como gerente da Petrobras no Brasil e em Angola, atuou em projetos de exploração e produção em diversos países e era um entusiasta da diversificação das empresas de O&G no Brasil. Introduziu a ideia de campos maduros e da necessidade da pequena e média empresa para viabilizar a extensão da vida útil dos campos economicamente marginais.

Em sua passagem como Diretor da ANP, entre 2002 e 2008, foi responsável, entre inúmeras realizações, pela criação do Projeto Campo Escola, uma parceria com as Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Bahia (UFBA), cujo objetivo era a reativação de campos de petróleo e gás marginais, a criação de empresas de pequeno e médio porte e a capacitação de mão de obra local para conduzir os projetos.

Newton fazia parte do quadro de associados individuais do IBP e contribuiu para o desenvolvimento de atividades de capacitação e treinamento do Instituto, onde atuou como professor nos cursos de pós-graduação.