Notícias

A ROG.e 2024, um dos maiores eventos do mundo no setor de energia, reúne este ano mais de 550 empresas expositoras, sendo 230 só no Armazém Principal, onde localizado o mural Etnias. Dentre elas, cerca de 70 são empresas associadas ao IBP. Os estandes, espalhados ao longo de 6 armazéns, refletem as tendências e desafios da transição energética, da tecnologia e da sustentabilidade no setor.

Em um ambiente totalmente interativo, os visitantes podem conhecer novos projetos, participar de apresentações, além de estabelecer parcerias estratégicas. O espaço não é apenas uma vitrine tecnológica, mas um ponto de encontro para trocas de conhecimento e discussões sobre o futuro do setor.

Um dos destaques que têm chamado atenção pelos corredores é um robô da chinesa Supcon. A empresa, parceira da Huawei, está há apenas duas semanas no Brasil e fez sua estreia nesta edição do evento. Ela trouxe um modelo no formato de cachorro que permite supervisão de uma unidade industrial, identificando vazamentos e problemas anormais que estejam acontecendo.

Além disso, a companhia está lançando o Universal Control System Heading to Infinite Control, um SDCD nativo digital, integrando o nível operacional (OT) com a tecnologia da informação (IT), nuvem e aplicações em inteligência artificial. “A participação da ROG.e é a festa de debutante da Supcon aqui no Brasil. A oportunidade que ela nos dá é atingir um público-alvo muito grande rapidamente”, afirma João de Deus Fernandes, vice-presidente da OTZ Engenharia, representante da empresa no Brasil.

Outra estreante na exposição é a Dell. Apesar de não ser nova no evento, ela traz, pela primeira vez, um estande próprio em parceria com a Nvidia para mostrar suas soluções de inteligência artificial ao setor de energia, óleo e gás. Há 25 anos no mercado brasileiro, a empresa, que tem uma fábrica de inteligência artificial, trouxe mapeamentos de plataforma e a capacidade de entregar cases de inteligência artificial, tais como treinamento virtual com óculos de IA, possibilitando a simulação de situações a bordo.

Entre as várias iniciativas que se destacam nesta edição, o lançamento do livro “Uma Onda de Mulheres pelo Mar”, patrocinado pela BW Energy, também é uma das novidades. A obra faz parte de um projeto cultural que conta com o apoio da Lei Rouanet e traz à tona o papel das mulheres e o olhar feminino sobre temas relacionados ao mar. A publicação – que faz parte da série “Década do Oceano”, que aborda temas cruciais para o futuro sustentável dos mares – oferece uma narrativa sobre a importância da proteção e regeneração dos oceanos, destacando as vozes de profissionais que têm dedicado suas carreiras à causa.

A ROG.e 2024 vai até 26 de setembro, no Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro, e espera receber mais de 70 mil pessoas em seus oito armazéns, que contemplam congresso, exposição e sete eventos paralelos.