De 24 a 26 de outubro, evento organizado pelo IBP reunirá especialistas de todo o mundo para discutir tecnologia, inovação e transição energética
De hoje até quinta-feira, o Rio de Janeiro será o centro mundial do debate sobre tecnologias offshore no setor de óleo e gás, reunindo especialistas e as principais empresas da indústria na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2023, que defende a necessidade de ampliar a produção em um cenário de necessidade de segurança energética.
Na abertura da conferência, nesta terça-feira (24/10), o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, destacou a importância da OTC Brasil para promover discussões técnicas sobre os grandes temas da indústria e mostrar a contribuição do setor de O&G para a sociedade, com total respeito ao meio ambiente e em linha com a transição energética – que demanda múltiplas fontes de energia.
“Veremos na OTC Brasil uma indústria que se renova, se reinventa e compromissada com a comunidade brasileira e mundial. Somos responsáveis por grande parte da energia que move o mundo e queremos continuar fazendo isso com respeito ao meio ambiente e segurança operacional”, ressaltou Ardenghy.
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), SE Haitham Al Ghais, em mensagem gravada exclusivamente para a OTC Brasil, ressaltou a necessidade do aumento da produção de petróleo, por conta da demanda crescente, e o papel do Brasil no cenário global. “A demanda por petróleo chegará a 116 milhões de barris por dia em 2045 e, para atendermos esse consumo, serão necessários investimentos de US$ 14 trilhões até lá. Não tenho dúvida de que o Brasil continuará na vanguarda da indústria, contribuindo para a oferta de energia”, afirmou Al Ghais.
Já Carlos Travassos, Diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, mostrou que a empresa tem direcionado cada vez mais esforços em tecnologia. “Temos recebido diversos prêmios por nossas inovações e esse ano batemos recorde de patentes geradas. Isso traz uma mensagem importante de que estamos construindo um ambiente de inovação para o futuro, que nos levará ao caminho da transição energética justa”, concluiu.
Fabio Mitidieri, governador de Sergipe, que vem despontando como um importante polo produtivo, principalmente em razão do grande potencial de gás natural, reforçou que o estado está cada vez mais inserido no mercado de energia, com um ambiente de negócios inovador, desburocratizado e aberto a novos investimentos. “Sergipe quer participar das discussões do mercado de energia, nós temos hidrelétricas, usinas solares, eólicas e a melhor regulação de gás no Brasil. Queremos ser parceiros da iniciativa privada e construir um novo ambiente de desenvolvimento”, destacou.
A visão do órgão regulador do setor mostra que o país tem muito potencial para avançar ainda mais. Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP, mostrou como a produção de óleo e gás tem crescido no país e as oportunidades que o mercado tem para os próximos anos. “Em 2025, vamos ultrapassar os 4 milhões de barris/dia de produção de petróleo e, nos próximos cinco anos, teremos mais US$ 90 bilhões de investimentos na indústria. Além disso, em dezembro, teremos a oferta de áreas nos ciclos da Oferta Permanente e esperamos ótimos resultados”.
A OTC Brasil segue até quinta-feira, no Rio de Janeiro. A edição de 2023 conta com o patrocínio master da Petrobras; o patrocínio platinum da Shell e TotalEnergies; o patrocínio ouro da Ambipar, da BP, da Chevron, da Equinor, da ExxonMobil, da Prio e da RepsolSinopec Brasil; o patrocínio prata da Enauta, do Porto do Açu e da TechnipFMC; o patrocínio bronze da Corio Generation, da Perbras, da SBM Offshore, da Tenaris, da Tivit, da Quorum Software e da OceanPact; o patrocínio da Decarbonization & Technology Arena da Radix, da ASME, da TESS, da GE, da Huisman, da Innovation Norway, da PPSA, da Bratecc, da Shape e da Wams; apoio como operadora aérea oficial da United Airlines; a parceria oficial de compensação de carbono da AMBIFY; a ApexBrasil como parceira de Negócios Internacionais; a Blumar como agência de turismo oficial; a B&T como corretora de câmbio oficial; e parceiros como Abimaq, Brazil-Texas Chamber of Commerce, RedePetro ES, SPE UNIFEI e Norwegian Energy Partners. Além disso, o evento conta ainda com o apoio do Governo Federal.
Serviço: OTC Brasil 2023
Data: De 24 a 26 de outubro de 2023
Local: ExpoMag, no Rio de Janeiro
Informações sobre últimos ingressos disponíveis aqui.