Na próxima semana, o Rio de Janeiro receberá um dos mais relevantes fóruns para debates sobre os temas prioritários na agenda do setor de gás natural no Brasil. A 20ª edição do Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), será realizada nos dias 10 e 11 de maio, no Hotel Fairmont, em Copacabana. Sob o lema ‘Gás natural no Brasil: abertura, competitividade e sustentabilidade’, o seminário contará com a presença de Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME); Cláudio Jorge Martins de Souza, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Gustavo Labanca, CEO da TAG; e Agnes Maria de Aragão da Costa, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de outros 50 palestrantes do setor público e privado, e da Academia.
Ao longo dos dois dias de evento, alguns dos maiores especialistas do setor vão debater temas essenciais para o momento atual, como o potencial de oferta de gás do pré-sal, o papel do gás onshore e do biometano, os projetos de expansão da demanda de gás no setor industrial e no transporte rodoviário, além da necessidade de ajustes regulatórios para consolidar a abertura do mercado. Também.
A programação, que também discutirá o papel do gás natural como combustível importante para a transição energética e na segurança de abastecimento do país, está dividida em 10 sessões de discussão e debates ao longo dos dois dias, além da sessão de abertura e do painel de fechamento, palco da assinatura do Acordo de Cooperação entre a Abiogás e IBP. Com grande interesse do setor, o evento é um sucesso de vendas com ingressos esgotados com duas semanas de antecedência.
Além da participação do Governo Federal, o Seminário de Gás Natural conta com patrocínio master da Petrobras; patrocínio platinum da Galp; patrocínio ouro da Equinor, da Excelerate Energy, da PetroRecôncavo, da Repsol Sinopec Brasil e da Shell Energy; patrocínio prata da 3R Petroleum, da ExxonMobil e da Naturgy; e patrocínio bronze do Faveret Tepedino Londres Fraga (FTLF), do Machado Meyer Advogados, do Mattos Filho, da New Fortress Energy, da NTS, da TAG e do TAGD Advogados. Ele ainda conta com o apoio institucional da ABAR, da ABiogás, da ABPIP, da ABRACE, da ABRACEEL, da ABRAGET, da ANP, da ATGÁS, da EPE, da Firjan, do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) e da ONIP. Os apoios de mídia são da epbr, da TN Petróleo e da Petro&Química.