Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, um dos maiores eventos de energia do mundo, a ROG.e – antiga Rio Oil & Gas – ganhou o Prêmio Líderes Regionais Rio De Janeiro 2024 na categoria “Destaque Evento do Ano”. Organizada pela Lide, a premiação reconhece personalidades, empresas, entidades, institutos, dirigentes ou gestores empresariais cujo trabalho contribui para a expansão do ambiente de inovação, negócios, geração de renda e crescimento econômico e social, incrementando o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.
Ao receber a premiação, Roberto Ardenghy, presidente do IBP, ressaltou a importância do Rio de Janeiro não apenas como capital da energia – abarcando discussões técnicas sobre renováveis, biocombustíveis e descarbonização do setor de petróleo e gás -, mas como atração turística.
“Eu acho que essa é a verdadeira vocação do Rio de Janeiro. É uma vocação de entretenimento, mas também é uma vocação corporativa. Se a gente conseguir fazer o trabalho de juntar esses dois elementos, vai deixar essa cidade ainda mais importante do ponto de vista da agenda global, dos grandes eventos corporativos do mundo”, disse Ardenghy, que estava acompanhado de Claudia Rabello, diretora executiva corporativa do IBP, e de Victor Montenegro, gerente executivo de eventos e novos negócios do Instituto.
Realizada entre 23 e 26 de setembro, no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio de Janeiro, a ROG.e 2024 bateu recordes e contou com 76 mil participantes de 65 países, 6 mil congressistas, mais de 600 horas de conteúdo, 630 empresas e 778 trabalhos técnicos apresentados.
Durante sua realização, a ocupação dos hotéis alcançou 87,7% de sua capacidade na cidade, representando um incremento de 17,8% na movimentação da hotelaria fluminense no comparativo com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
O evento ainda investiu R$ 2,5 milhões em reformas na região portuária do Rio de Janeiro, deixando um legado para a cidade. O edifício do Theatro Municipal, conhecido como Fábrica de Espetáculos, teve modernização de banheiros, restauração de escadas, nivelamento e pintura de piso, manutenção de janelas e instalação de guarda-corpos.
Além disso, o Armazém Principal, onde está localizado o mural Etnias, recebeu novas melhorias fixas como banheiros e rampa de acesso ao segundo piso, impermeabilização de estruturas e instalação de elevadores provisórios. Os espaços revitalizados já foram utilizados por outros eventos, como o G20 Social.