Notícias

A UnIBP promoverá, em sua grade de outubro, cursos de qualificação nas áreas de transformação digital, logística, regulamentação de petróleo e gás, práticas ESG, importação e exportação de derivados, além de inspeção em caldeiras. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a UnIBP proporcionará expertise para o aprendizado das legislações do segmento de energia, a consolidação de programas de compliance, a descarbonização e tributação setorial. As inscrições devem ser concluídas até 10 dias antes do início das aulas e podem ser realizadas no site.

“Esta é uma oportunidade única para profissionais que desejam se atualizar e ampliar seu conhecimento técnico. Com conteúdo e professores de excelência, os cursos poderão proporcionar boas oportunidades de desenvolvimento e recolocação na carreira no setor de energia”, analisa Karen Cubas, gerente executiva da UnIBP.

Cursos em destaque
Básico em Exploração & Produção de Petróleo e Gás Natural: As aulas começam em 1º de outubro. O curso apresenta uma visão geral técnica sobre o segmento de exploração de produção no Brasil, abordando as principais atividades, os pontos críticos na gestão de negócios e as questões regulatórias e ambientais do segmento.

Convergência OT-IT: Com início em 1º de outubro, oferece uma imersão no processo de convergência OT-IT, explorando estruturas e arquiteturas necessárias para integrar sistemas com novas tecnologias, além de estratégias para o avanço contínuo e progressivo.

Descarbonização no Setor de Óleo e Gás: Inicia em 1º de outubro e proporciona uma visão profunda dos desafios e estratégias de descarbonização no contexto do Acordo de Paris e das Conferências das Partes (COPs).
Logística da Distribuição de Combustíveis Automotivos: Com aulas a partir de 1º de outubro, o conteúdo oferece compreensão da cadeia de suprimentos de combustíveis automotivos, das instalações e da regulação vigente, por meio de uma base teórica de logística alinhada à prática da indústria.

Aspectos Jurídicos da Indústria de Petróleo e Gás Natural: Com início em 7 de outubro, o curso apresenta a indústria do petróleo sob a ótica do direito das relações contratuais entre governos e empresas, aspectos tributários, direito ambiental e questões jurídicas envolvidas na cadeia de exploração e comercialização do gás natural.

MBE Energia: A partir de 8 de outubro, o curso é uma pós-graduação Lato Sensu do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, em parceria com a UnIBP e com o Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), que coordena a parte acadêmica. O foco está na avaliação de projetos do setor de energia, no planejamento e na consistência regulatória.

Aspectos Operacionais da Comercialização, Importação e Exportação de Petróleo e seus derivados: Com aulas a partir de 9 de outubro, este curso oferece ao aluno conhecimentos teóricos e práticos as atividades relacionadas às operações físicas de compra e venda de cargas de petróleo e derivados. O conteúdo abrange tópicos como transporte, carga e descarga, contratos e documentos de importação e exportação, pagamentos internacionais, controle de estadias, medição e perdas, além de noções de comercialização, refino, trading, valor de realização e qualidade dos combustíveis.

Conceitos Técnicos, Regulatórios e Tributários Aplicados ao Gás Natural: Iniciando a partir de 22 de outubro, este curso proporciona uma imersão completa nos aspectos técnicos, regulatórios e tributários essenciais para compreender e operar com sucesso no mercado de gás natural.

Inspeção em Caldeiras: A partir de 23 de outubro, o curso visa transmitir conhecimentos fundamentais sobre o tratamento da água de alimentação das caldeiras nas instalações industriais, calibração de válvulas de controle, e normalização aplicada à segurança, meio ambiente, projeto e manutenção.

Compliance para o Setor de Energia: Com aulas a partir de 30 de outubro, o curso oferece uma abordagem prática e dinâmica, expondo ferramentas que capacitarão o profissional a definir, planejar e aplicar programas de compliance, além de promover contínuo aperfeiçoamento. Serão discutidos tópicos como a legislação aplicável ao compliance no Brasil e no exterior, principais tópicos do programa de compliance efetivo e exemplos de implementação de programas bem-sucedidos.