Programação
A Arena de Tecnologia teve diversas atividades entre 24 e 27 de outubro, de 12h às 20h, no Pavilhão 3 do Riocentro.
PROGRAMAÇÃO
14:30 – 15:00| Abertura
– Milton Costa Filho – Secretário Geral do IBP
– Humanoide NAO
15:10 – 15:50 | Panorama da Tecnologia e Inovação no setor de P&G
– IBP
Palestrante: Mr. Peter Richards – Global VP of Marketing LR Energy – Lloyd’s
16:00 – 16:45 | Digitalização no segmento de Óleo e Gás-Indústria 4.0 em processos
Palestrante:
Claudio Makarovsky – Siemens
Jorge Eustáquio de Campos Filho – Chemtech
A Quarta Revolução Industrial – denominada Indústria 4.0 – que possui ferramentas como a Internet of Things (IoT), Web of Service, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada, Virtualização, Gêmeos Digitais, com aplicações comprovadas na Manufatura Avançada, chega agora na Indústria de Processos e mais especificamente com a digitalização do segmento de óleo & gás.
17:00 – 17:45 | Cyber Security no setor de P&G
Palestrantes:
Edilbert Silva – BP
Eduardo Rocha – BP
Palestrantes:
Rejane Jardim – White Martins
Tadeu Cardoso – White Martins
18:00 – 18:30 | “A Inovação Centrada em Carbono.”
Palestrante: Ronaldo Porto – Empreendedor, professor da FGV e integrante da equipe Echos/Escola de Design Thinking
O que é inovação e o que determina o potencial de disrupção de um negócio nos dias atuais? Como utilizar conceitos e práticas utilizados por empresas ágeis e inovadoras em mercados maduros? O que é Design Thinking e o que espera-se de uma empresa inovadora hoje?
18:45 – 19:15 | Big Data – Tecnologias e técnicas para trabalhar de forma produtiva com os dados em qualquer escala
Palestrante: Arlindo Maluli – Gerente Sênior de Arquitetura de Soluções da Amazon Web Services
Quando pensamos em big data, pensamos tanto na proliferação de informação digital quanto nas inovações para explorar ou extrair informações a partir desses dados para aumentar as vendas, a eficiência, melhorar a saúde, análise, previsões, recomendações e inovação.
Mais especificamente, acreditamos que a computação nas nuvens (cloud computing) é um componente fundamental para qualquer estratégia de big data, devido às suas vantagens inerentes.
O mercado de Petróleo e Gás mudou do modo crescimento para o modo eficiência. O Digital Oilfield promete agilizar as operações com uma série de inovações, tais como a gestão de frotas e a manutenção preventiva. Marcado pela maturidade da Internet das Coisas (IoT), o Big Data e uma lacuna em fechamento entre TI e OT produzem hidrocarbonetos a custos mais baixos e de forma mais segura. Os dados são valorizados como um ativo.
20:00 | Encerramento
13:40 – 14:00 | “Sistema Automático de Amostragem Contínua em Linha para Mistura de Combustíveis Líquidos“
Palestrante: Diego Rocha Rebelo – ANP
O sistema automático de amostragem busca minimizar os problemas presentes na amostragem manual, atualmente utilizada nas distribuidoras de combustíveis na coleta de amostras testemunha, em atendimento à Resolução ANP n° 44/2013. O sistema é inserido na tubulação de carregamento dos combustíveis da distribuidora. Coleta, continuamente e proporcionalmente à vazão da mistura, a amostra testemunha. Minimiza os tempos de coleta da amostra e de homogeneização da mistura carregada por meio da aplicação de técnicas de engenharia de controle e de um misturador estático.
14:00 – 14:20 | Palestra Patrocinada: Solar Brasil – “Propulsão Solar de Embarcações: Uma Proposta para Área Offshore Solar Brasil”
Palestrante: Alexandre Alho – Coordenador do Polo Náutico da UFRJ
14:20 – 14:40 | Palestra Patrocinada: Ouro Negro – Gestão de integridade de ativos na era da indústria 4.0. O caso do MODA
Palestrante: Eduardo Costa – Ouro Negro
Digitalização vem sendo usado de forma crescente por diversas indústrias, dentro de uma revolução que está moldando a chamada indústria 4.0. Um dos pilares tecnológicos dessa revolução é o Data Analytics, que vem sendo utilizado de forma incipiente no setor de petróleo. Quando aplicado à gestão de integridade de ativos-chave, como as plataformas offshore, esta tecnologia apresenta um enorme potencial de ganhos operacionais e redução de custos. Foi para esse cenário que desenvolvemos o MODA, um sistema inteligente de monitoramento da integridade dos risers flexíveis, por meio dos quais o hidrocarboneto chega às plataformas offshore.
14:40 – 15:00 | Palestra Patrocinada: Cisco – Transformação Digital para o Setor de Oil & Gas
Palestrante: Severiano Leão Macedo – Especialista em Vendas – PSS da Cisco
Como a integração das redes de TA e TI, a utilização em massa de IoT, redes wireless, analytics e Fog computing podem gerar benefícios de negócios requeridos? Como realizar uma transformação digital nas áreas operacionais de forma segura e eficiente?
15:00 – 15:45 | Pitch Startups
16:00 – 16:45 | Pitch Startups
17:00 – 17:45 | Pitch Startups
18:00 – 18:30 | “O futuro já está aqui, mas distribuído em maneira desigual”
Palestrante: Peter Kronstrom – Copenhagen Institute for Futures Studies
Mapeamento de incertezas e megatrends no entendimento de cenários futuro no setor de energia. Nessa palestra serão abrodados estudos futuros ajudar enfrentar a alta grão de incerteza enfrente o sector energético.
18:45 – 19:15 | Inovando os Modelos de Negócios – Megatendências Globais Baseado em Conhecimento & Tecnologia
Palestrante: Ricardo Yogui – Agência Puc de Inovação
Os desafios econômicos e a evolução exponencial das tecnologias, não possibilita o uso de referências passadas para a projeção das organizações inseridas no contexto da nova economia global.
Do outro lado, novas áreas do conhecimento e as evoluções tecnológicas, quando integradas, permitem as organizações se reinventarem para explorarem as demandas e oportunidades neste cenário.
Esta apresentação visa gerar insights de como as organizações modernas, independentemente do seu porte e área de atuação, podem aproveitar o atual momento para um posicionamento mais aderente aos desafios atuais e futuros do mercado.
20:00 | Encerramento
14:00 – 14:20 | Palestra Patrocinada: EMC/Petrec
RockLab Digital – Uma plataforma de gestão de dados geológicos e petrofísicos
Palestrante: Lizianne Carvalho Medeiros – Petrec
O ROCKLAB DIGITAL é um software de gestão de dados geológicos, geofísicos, petrofísicos e geoquímicos de reservatórios, que tem como objetivo principal disseminar conhecimentos estratégicos, apoiando decisões de investimentos, operacionais e de pesquisas. Desenvolvido pela PETREC, o software permite o acesso facilitado a diferentes tipos de dados digitais, tais como, a visualização e análise de lâminas delgadas, plugues, fotos e tomografia das amostras de rochas e testemunhos assim como, dados de perfis petrofísicos e sísmicos.
14:20 – 14:40 | Palestra Patrocinada: EMC/Oilfinder
Tecnologias remotas como ferramentas para redução de custo na exploração
Palestrante: Manlio Mano – OilFinder
A exploração de petróleo caminha para regiões cada vez mais distantes da costa, onde predominam condições naturais severas e a ausência de dados, o que provoca um consequente desconhecimento da geologia e uma logística cada vez mais complexa e custosa. Como consequência, um poço em águas profundas pode custar mais de USD 100MM, com risco significativo de ser seco. Em tempos de preços baixos de petróleo, este cenário se agrava, tornando essencial o uso de ferramentas que permitam priorizar investimentos, aumentar as taxas de sucesso e reduzir os custos de exploração offshore.
Neste contexto, aumenta a importância das tecnologias remotas, tais como satélites e modelos computacionais, que permitem investigar à distância regiões offshore de interesse exploratório. A obtenção remota de informações permite que extensas áreas de fronteiras exploratórias e/ou de difícil acesso sejam investigadas previamente e que regiões com maior potencial petrolífero sejam mapeadas antes do início dos levantamentos in-situ. O resultado é uma exploração mais eficiente, reduzindo custos e riscos e aumentando descobertas.
15:00 – 17:45 | Pipeline Tech Meeting – Tecnologia de Dutos
15:00 – DNV-GL
Palestrante: Ana Paula Souza
15:10 – IEC
Palestrante: Anderson Teixeira Kreischer
15:20 – Integral
Palestrante: Claudio Camerini
15:30 – Logum
Palestrante: Antônio Lauro
15:40 – Petrobras Transporte
Palestrante: Eduardo Onofre
15:50 – Pipeway
Palestrante: Ivan Janvrot
16:00 – Network
16:20 – Repsol
Palestrante: Pedro Conesa
16:30 – Rosen
Palestrante: Luciano Batista
16:40 – Statoil
Palestrante: Fabiano Lobato
16:50 – TBG
Palestrante: Nelson Lemgruber
17:00 – Technip
Palestrante: Roberta Pires
17:10 – Tenaris
Palestrante: Fábio Arroyo
17:20 – Petrobras – Área Submarina
Palestrante: Alex Dal Pont
17:30 – Network
18:00 – 18:30 | IoT e Advanced Analytics
Palestrante: Alexander Cramer – Diretor de Óleo e Gás da Radix
18:45 – 19:45 | O Sistema Brasileiro de Inovação
Palestrante: Caetano Penna – Instituto De Economia da UFRJ
O Estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões” (The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal) oferece subsídios para desenvolver e monitorar uma política de inovação estratégica, baseada nos pontos fortes do Sistema Nacional de Inovação para superar as fragilidades do país.
O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com os economistas Mariana Mazzucato e Caetano Penna, por meio da Universidade de Sussex (UK), para subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2020) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O estudo foi realizado a partir da análise de experiências de política de inovação internacionais, focado na avaliação de documentos de políticas e na revisão de literatura acadêmica especializada, complementada por entrevistas realizadas com 35 representantes do setor público, instituições privadas e instituições para-governamentais do Brasil.
O estudo apresenta a avaliação de várias iniciativas do governo brasileiro de apoio à inovação nos últimos anos e sugere iniciativas políticas que permitam ao Sistema Nacional de Inovação (SNI) tornar-se mais orientado por missões, por meio de políticas intencionais promovidas pelo Estado, em parceria direta com o setor privado, e propõe um processo pelo qual o Brasil possa identificar seus desafios a partir de suas bases. E, como resultado, apresenta recomendações para uma agenda alternativa as atuais políticas vigentes no Brasil.
20:00 | Encerramento
14:00 – 14:45 | Economia compartilhada e tecnologia disruptiva
Palestrante: Arthur da Igreja – FGV
A palestra ”Economia compartilhada e tecnologia disruptiva” foca nos impactos disruptivos causados pelas tecnologias exponenciais e como empresas como Amazon, Zappos, Uber e outras estão transformando mercados e modelos de negócio.
15:00 – 15:15 | Recepção e inscrições
IEA Gas & Oil Technologies – Collaboration Program: “Competitiveness of Deepwater Technology” – A Competitividade da Tecnologia em Águas Profundas
Workshop promovido por: International Energy Agency (IEA) Gas & Oil Technologies Implementing Agreement (GOT), FINEP e IBP, Brasil
As palestras abaixo serão ministradas em inglês:
15:15 – 16:15| Painel 1: “How can rules and regulations promote cost effectiveness and value creation?” – Como as regras e regulamentos podem promover a eficácia de custos e a geração de valor?
Palestras principais
– Como as regras e regulamentos podem promover a eficácia de custos e a geração de valor?
Palestrante: ANP
– Financiamento da Ciência e Tecnologia para enfrentar o desafio do custo Palestrante: FINEP
– Cadeia de Valor da Inovação – O caso da Noruega
Palestrantes:
Ingvild Tybring-Gjedde – Secretária de Estado – MPE
IBP
– Keynote do setor
Palestrante: a definr
16:30 – 17:30 | Painel 2: “Towards deepwater technology at 25 USD Break Even Cost” – Rumo à Tecnologia em Águas Profundas ao custo de equilíbrio de US$ 25 – US$ 30/barril – designs competitivos e tecnologia
Moderador: Morten Wiencke, GOT
– Tecnologia Submarina para o Futuro:
Palestrante: Alex Dal Pont – Petrobras
– Propriedades econômicas – A Fábrica Submarina para águas profundas Palestrante: André Maerli, Statoil
– Experiências em águas profundas – aprendizados de outras águas profundas
Palestrante: Total
17:45 – 18:45 | Painel 3: “The E&P innovation chain of the future” – A Cadeia de Inovação em E&P do futuro
Como a inovação pode se tornar perturbadora – quais são os incentivos, os riscos e a ideias
Moderador: a confirmar
Palestrantes:
Keith Lewis – Chefe de Tecnologia Aplicada para o Campo de Libra – Shell
Pedro Martinez Conesa – R&D Manager – Repsol
Fornecedores de tecnologia:
Wilson Arruda – Aker Solutions.
Paulo Couto – FMC.
Daniela Riva – Technip.
Sergio Sabedotti – GE Oil & Gas.
19:00 – 20:00 | Sessão especial: “Transitional changes in the industry in response to cost out requirements – the way forward”- Mudanças de transição na indústria, em resposta aos requisitos de previsão de custo total – o caminho a seguir
Moderador: GOT/FINEP
20:00 | Encerramento das Atividades
Startup Pitch
As três startups vencedoras do Startup Pitch da primeira edição da Arena de Tecnologia foram:
1º Lugar: FLOCO
Empreendedor: Leandro Pereira Basilio
Solução: O sistema especialista FLOCO (Field Layout Concept Optimizer) gera automaticamente conceitos de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás natural, com base na extensa gama de componentes, equipamentos, sistemas e recursos de instalação disponíveis na indústria. Após a geração automática das opções conceituais, o programa organiza e ranqueia os conceitos gerados, com base em indicadores como CAPEX, OPEX, VPL, PAYBACK e TIR.
2º Lugar: KIT METANOHL
Empreendedor: Renato Oliveira Santana
Solução: O produto trata-se de um KIT colorimétrico para detecção do metanol em etanol combustível e gasolina, para o controle da qualidade dos combustíveis, resultado de um acordo de transferência tecnológica com pagamento de royalites à Universidade de Brasília pela empresa Macofren. A análise pode detectar a presença de metanol em combustíveis quando superior a especificação permitida (0,5% v/v) em cerca de 20 min e a sua simples instrumentação não requer um especialista.
3º Lugar: OPEN OCEAN
Empreendedor: Guillaume Bourichon
Solução: Uma ferramenta online para facilitar a procura e a análise de dados e estatísticas meteoceanográficos. A ferramenta proporciona apoio às decisões para caracterizar a área de interesse de projetos offshore, dimensionar as infraestruturas necessárias, assim como estudar o impacto ambiental e planejar as operações no mar.
Confira abaixo os nomes das 10 startups finalistas.
– ALQUER
– SAFEVERSE
– PENSY
– DEEP SEED SOLUTIONS
– MACROFEN
– SEIP 7
– NANOLABS
– EASYSUBSEA
– OPENOCEAN
– DSPGeo
O Pitch aconteceu no dia 25 de outubro, às 15h, na Arena de Tecnologia. As startups apresentaram, em 10 minutos, suas soluções inovadoras para potenciais investidores e empresas de petróleo e gás. As melhores startups participarão do processo de aceleração. O projeto é realizado pela parceria IBP e StartYouUp.
Parabéns!
Pipeline Tech Meeting
Nos próximos anos, o mercado de dutos passará por mudanças significativas: a chegada de novas operadoras de transporte e a necessidade de buscar soluções econômicas para viabilizar a produção offshore no Brasil.
Para atender a estas demandas, a comunidade brasileira de dutos promoverá o Pipeline Tech Meeting na Arena de Tecnologia, durante a Rio Oil&Gas Expo and Conference 2016, no dia 26 de outubro, a partir de 15h.
Especialistas das principais empresas do segmento apresentaram os desafios tecnológicos a serem enfrentados na área de dutos. Foi uma oportunidade para buscar soluções inovadoras e contribuir para o desenvolvimento do segmento.
Estamos buscando parceiros com este potencial, não deixe de participar!
A inscrição foi gratuita pelo site da Rio Oil & Gas.
Veja a programação aqui.
Palestrantes
Confira as informações sobre os renomados palestrantes da Arena de Tecnologia:
Edilbert Silva | Gerente de Transição de Projetos BP
Com uma carreira de mais de 23 anos no ramo de TI, sendo destes, 10 anos dedicados ao mercado de Óleo e Gás, Edilbert tem um grande conhecimento e interesse em todos os aspectos de TI para Upstream utilizando seus conhecimentos na área para entregar projetos de sucessos para a BP e Shell Brasil. Mais recentemente, ele desenvolveu especial interesse pela área de Cyber Security se tornando o embaixador BP para este tema na América Latina nos últimos 3 anos. Neste assunto, ele efetuou palestras e seminários sempre reforçando conceitos e ressaltando a importância de estarmos alertas e conhecedores deste tema, para isto sendo de suma importância a adoção de padrões de comportamento online adequados.
No ano passado, Edilbert obteve o Certificado Executivo do MIT em Estratégia e Inovação que veio se somar as sua formação iniciada como Bacharel em Ciência da Computação que depois foi complementada por um MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na parte prática, Edilbert também é certificado PMP desde 2007, além de possuir também a certificação ITIL Foundations. Na parte acadêmica, todo ano ele palestra na disciplina de Gerenciamento de Projetos da EMN Ecole Management Normandie França contribuindo para a formação de novos profissionais globais.
Ronaldo Porto | Empreendedor, professor da FGV e integrante da equipe Echos/Escola de Design Thinking
Designer, publicitário e apaixonado por culinária, Ronaldo é empresário e divide sua vida entre sua fascinação por empreendedorismo e inovação e suas aventuras no mundo da gastronomia.
Participou, nos últimos anos, de iniciativas inovadoras ligadas ao universo empreendedor no Rio de Janeiro, como a fundação da escola 99Canvas, a expansão do Templo Coworking, e colaborou na criação do Olabi Makerspace. É palestrante e professor em instituições como FGV, ESPM, IEG e LAJE e recentemente, se juntou à equipe da Echos / Escola Design Thinking, um dos principais Laboratórios de Inovação de São Paulo, para trazer a iniciativa para a Cidade Maravilhosa.
Em paralelo, administra a Foodies, agência de marketing e entretenimento com foco em gastronomia que promove o Brasa BBQ – evento gastronômico que caiu no gosto dos cariocas no último ano. Quando sobra tempo, corre para a cozinha!
Eduardo Costa | CEO da Ouro Negro
Nunca abra mãos das opções de escolha. Essa é a premissa de vida de Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro, um executivo que se orgulha da formação como eletrotécnico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), ponto de partida de uma rica vida universitária na PUC-Rio, na qual se graduou em Engenharia de Produção e Telecomunicações, com mestrado em Engenharia de Produção.
Foi na PUC-Rio que conheceu os fundadores da Ouro Negro, que antes criaram o Laboratório de Sensores a Fibra Óptica (LSFO), na qual se originou a spin-off Gavea Sensors Sistemas de Medição, pioneira no desenvolvimento e comercialização de sensores a fibra óptica no Brasil.
Com MBA na Escola Superior de Administração e Direção de Empresas (ESADE) – Business School Barcelona – “por ter foco no empreendedorismo e ser um MBA multicultural”, Eduardo Costa tem projetos na área social – Juá Experience, voltado para o desenvolvimento de lideranças comunitárias –, sociedade em uma cervejaria e paixão por mergulho e arte.
Severiano Leão Macedo | Especialista em Vendas – PSS da Cisco
Na sua atual função de Especialista em Vendas – PSS, Severiano é responsável pelo portfólio Cisco de “Internet das coisas” e por liderar iniciativas de vendas na América do Sul, baseado no Brasil, com o foco principal nas verticais de Oleo & Gas, Mineração e Utilities Elétricas. Possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias de comunicação. Anterior a Cisco, ele trabalhou como gerente de desenvolvimento de negócio para a Alcatel-Lucent, responsável pela gestão das indústrias estratégicas na América Latina.
Anteriormente ele acumulou uma vasta experiência de Radio Frequencia com tecnologias móveis celulares, na liderança da equipe de RF da Lucent no Brasil. Severiano também trabalhou para o Grupo Votorantim, unidade de Cimento Itau, como gerente de Manutanção Elétrica, acumulando uma valiosa experiência em automação, acionamento de máquinas e com geração e transmissão de energia.
Severiano se destaca na identificação de novas oportunidades de negócios relacionado a internet das coisas, através de uma proposta criativa de soluções com foco nos problemas operacionais de seus clientes, entendendo os pontos críticos e posicionando soluções de IoT sob medida. Como um orador frequente, Severiano pretende continuar a ser um líder nos temas de Internet das Coisas, discutindo tendencias e possibilidades de evolução tecnológica em vários setores e verticais que vem buscando excelência operacional.
Ricardo Yogui | Membro da Agência de Inovação da PUC-Rio
Com mais de 25 anos de experiência em Processos de Inovação (Tecnológica, Modelos de Negócios e Desenvolvimento de Produtos), servindo organizações como Grupo Ultra, Metagal, Flag Tecnologia e Bentley Systems. É membro da Agência de Inovação da PUC-Rio.
Foi palestrante e moderador do Fórum de Inovação da Harvard Business Review – edição Brasil, onde cunhou a expressão Big Knowledge.
Através do programa Innovation Actors do B.Bice+ (fomento à inovação entre Europa e Brasil), participou do BIN@Porto (Business Innovation Network) na Universidade do Porto. Participou do Open and User Innovation Society International Conference na Harvard Business School.
Suas palestras e treinamentos já foram assistidos por profissionais de organizações de diferentes portes como: Artplan, Previ, Mongeral, Fagga/GL Events, Devry, Petrobras, Vale, Oi, GSK, Promon, Radix, Instituto Tecgraf/PUC-Rio, Furnas, teeWe, Bentley, Dassault Systèmes e Chemtech.
Caetano Penna | Professor Adjunto de Economia Industrial e Tecnologia do IE/UFRJ
Membro do Grupo de Pesquisa de Economia da Inovação, e Pesquisador Associado da Science Policy Research Unit (SPRU) da Universidade de Sussex (Reino Unido). Possui doutorado em políticas de ciência e tecnologia pela Universidade de Sussex (Reino Unido); mestrado em Governança Tecnológica pela Tallinn University of Technology (Estônia) e bacharelado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da UFRJ.
Dr. Penna trabalhou por quatro anos (2004-2007) no departamento de relacionamento com investidores da Petrobras, e foi sócio fundador da empresa Babel-Team Internet Business Solutions. Em colaboração com a professora Mariana Mazzucato, da SPRU, nosso convidado foi responsável pelo estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões” (https://www.cgee.org.br/the-brazilian-innovation-system), desenvolvido para subsidiar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2020) do MCTI.
Arlindo Maluli | Gerente Sênior de Arquitetura de Soluções da Amazon Web Services
Arlindo Maluli é gerente sênior de Arquitetura de Soluções da Amazon Web Services para a América Latina e responsável pela estratégia de vendas e crescimento da Comunidade Técnica na região.
Com mais de 20 anos de experiência em TI, Maluli passou por grandes empresas de tecnologia como a Microsoft Brasil e a VMware América Latina antes de ingressar ao time da AWS, em 2014. Nessas empresas, foi diretor sênior de Alianças e também do Centro de Tecnologia no Brasil; e diretor sênior de Pré-Vendas e Serviços Profissionais, respectivamente. O executivo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Peter Kronstrom | Líder do Copenhagen Institute for Futures Studies na América Latina e fundador do Future Lounge™
Possui MBA Internacional e é membro do conselho do Consulado Geral da Dinamarca e Innovation Center em São Paulo. Devido às suas vivências profissionais na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Austrália, Peter tem uma ampla experiência em gestão de transição, cultura organizacional, comportamento do consumidor, desenvolvimento de negócios e estudos futuros aplicados. Além de ser um facilitador habilidoso, ele desenvolve palestras e workshops envolventes, transformadores e inspiradores – para todos os níveis, e para grupos grandes e pequenos.
Ele lida com uma ampla variedade de temas no âmbito dos estudos futuros, incluindo a cultura organizacional e inovação, bem como paradigmas sobre o futuro em uma gama de setores e indústrias específicas. Nascido na Dinamarca, Peter reside na América Latina desde 2007. Depois de ter passado vários anos em Buenos Aires na Argentina, agora vive e trabalha no Brasil.
Mr. Peter Richards | Vice-Presidente Global da Marketing LR Energy – Lloyd’s
Peter é atualmente Vice-Presidente de Marketing e Comunicações do departamento de Energia da Lloyd’s Register.
Peter entrou para a Lloyd Register em 2013 e um dos principais programas que ele dirigiu durante o seu tempo na organização teve foco na compreensão dos desafios que o setor de Óleo e Gás enfrenta na adoção de novas e inovadoras tecnologias. Ele foi responsável pela criação do Radar de Tecnologia da Lloyd’s Register, que oferece uma perspectiva singular sobre as tendências globais e visão de mercado sobre a adoção de tecnologias chave no setor. Sua obra no Radar de Tecnologia foi reconhecida recentemente pela Petroleum Economist, em sua premiação de 2016 pela excelência na Comunicação com Partes Interessadas
Peter viveu e trabalhou por toda a Europa, Ásia e nas Américas e obteve o reconhecimento do setor e de seus profissionais ao longo da carreira, recebendo prêmios da Petroleum Economist, da Marketing Society, da British Quality Foundation, da Design Business Association e do Chartered Institute of Marketing.
Manlio Mano | OilFinder
Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Engenharia Civil, com especialização em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Trabalha no segmento de óleo e gás há mais de 15 anos, atuando como pesquisador, consultor, desenvolvedor tecnológico e gestor, com artigos nacionais e internacionais nos seguintes temas: sensoriamento remoto, modelagem computacional e assimilação de dados. Atualmente, é diretor executivo da OilFinder, empresa de base tecnológica, provedora de soluções para exploração e produção de petróleo, baseadas em tecnologias remotas.
Lizianne Carvalho Medeiros | Petrec
Lizianne Medeiros é graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Atualmente trabalha na PETREC – Petróleo, Pesquisa e Tecnologia como gerente de petrofísica. Além disso, atua como pesquisadora, cursando o mestrado de Engenharia Metalúrgica e Materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/ UFRJ.
Cláudio Makarovsky | Siemens
Engenheiro Químico com MBA em Finanças pela FGV /Babson College, Membro da Comissão de Instrumentação e Automação do IBP, Diretor da Abespetro, Gerente de Contas Corporativas na Siemens Oleo & Gás.
Arthur Igreja | Conselheiro estratégico, investidor anjo e professor da FGV
Experiência profissional em mais de 25 países, Ph.D. candidate na Universidade ESC de Rennes na França, certificado pela Harvard University & Cambridge University.