Notícias

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem se tornado um dos tópicos mais debatidos no campo da ciência da computação. Essa inteligência é capaz de simular a inteligência humana e executar tarefas complexas, atraindo o interesse de vários setores, incluindo o compliance. Pensando nisso, a Comissão de Compliance do IBP realizará, no dia 17 de julho, o Compliance Talks 2024, evento anual que, nesta edição, terá como tema central “Compliance e Inteligência Artificial”. A discussão é aberta ao público, no formato híbrido, e as inscrições podem ser feitas aqui.

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que cria sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem a inteligência humana, permitindo que máquinas tomem decisões e resolvam problemas. Esses sistemas são programados para aprender e melhorar suas habilidades com o tempo, semelhante aos humanos. Desde seu início na década de 1950, por Alan Turing, a IA evoluiu significativamente e se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas, presente em redes sociais, assistentes de voz, reconhecimento facial, recomendações de produtos, entre outros.

A IA no Compliance
Essa tecnologia abrange processos cognitivos que melhoram a capacidade de aprendizado das equipes, reduzem atividades repetitivas e facilitam a tomada de decisões. E a integração da IA ao compliance é um exemplo disso, pois tem se mostrado uma aliada poderosa para otimizar processos e alcançar conformidade regulatória com maior eficiência.

Um exemplo é a maior velocidade na coleta de dados de uma reclamação em canais de denúncias, que pode ser feita de forma ágil por robôs, permitindo que ele reconheça se existem lacunas nas informações e pergunte ao autor da denúncia o que falta. Assim, o time de compliance recebe as informações completas e pode tomar as medidas necessárias. Além disso, a IA facilita a revisão de documentos e registros, otimiza a governança e pode ser usada em treinamentos de compliance para verificar o entendimento dos colaboradores.

Com o uso da inteligência artificial, as empresas podem oferecer experiências personalizadas e aprimoradas aos seus clientes internos, garantindo conformidade com regulamentações de segurança cibernética e proteção de dados. Programas de compliance asseguram a privacidade e transparência no uso da IA por meio de políticas de proteção de dados, consentimento adequado e medidas de segurança, além de promover a transparência dos algoritmos para evitar práticas discriminatórias.

Compliance Talks 2024: Compliance e Inteligência Artificial

– Data: 17 de julho
– Horário: 09h às 12h
– Formato: Híbrido
– Transmissão: Ao vivo pelo canal do IBP no YouTube

Inscrições podem ser feitas aqui.