Desenvolver uma carreira de sucesso pode parecer um desafio, ainda mais quando se é jovem e recém-ingresso no mercado de trabalho. A constante transformação digital pela qual o mercado vem passando, também contribui para que o desafio pareça ainda maior.
Pensando no futuro desses jovens e nas oportunidades de carreira que indústria de óleo e gás tem a oferecer, o programa Profissional do Futuro procura, desde 2002, aproximar os estudantes da indústria de O&G, oferecendo a oportunidade de interação com especialistas e CEOs de grandes empresas.
Este ano, o evento, que acontece dia 25 de setembro dentro da programação da Rio Oil & Gas 2018 – maior encontro de óleo e gás da América Latina – vai discutir os caminhos de carreira para jovens líderes e as diferentes formas de se destacar em meio à transformação digital, com o tema “Transformação digital e o futuro do petróleo e gás: oportunidades de carreira para jovens em meio à revolução tecnológica e socioeconômica”.
De acordo com Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro e um dos palestrantes convidados do evento, o processo de revolução tecnológica pela qual a indústria de óleo e gás está passando, caminhando para uma economia de baixo carbono, vai estimular a inovação disruptiva, liderada pelo desenvolvimento das empresas startups e, também, vai exigir um novo perfil de profissional.
“No Brasil existe um ambiente regulatório que incentiva o investimento no desenvolvimento tecnológico através das startups, e isso é muito importante para a indústria de óleo e gás do Brasil e do mundo todo. E olhando um pouco para frente, vejo que o importante vai ser a criatividade. Não só manter, mas desenvolver a criatividade, porque ela será o elemento fundamental desse processo de transformação e inovação da indústria e eu espero que o profissional do futuro seja o protagonista dessa mudança”, afirmou Eduardo.
Para os jovens, o evento é a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na universidade, tendo contato direto com executivos de algumas das maiores empresas do setor. “A gente tem uma referência do setor dando dicas, diretamente em um ambiente interativo, dinâmico, e acaba vendo o que o RH está demandando hoje dos profissionais”, reitera Marcus Rodrigues, estudante de engenharia de produção da UniRio.
A programação inclui atividades interativas com bate-papo com os CEOs, líderes de RH e headhunters experientes na indústria de O&G, palestras no estilo TED-Talks, debates e pitchs dinâmicos, tudo em um ambiente informal e integrador para proporcionar uma experiência completa de conhecimento, networking, inspiração e planejamento dos próximos passos da carreira.
Os estudantes interessados em participar podem conferir a programação completa no site do evento. Além disso, um serviço de transfer estará disponível para levar os participantes de dois pontos na cidade do Rio de Janeiro: para alunos da UFRJ, os ônibus sairão da Ilha do Fundão e para alunos da UFF, os ônibus sairão do Centro do Rio até o Riocentro. As rotas e os horários estão podem ser vistos clicando aqui.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui. Não fique de fora dessa oportunidade. Participe!
A Rio Oil & Gas 2018 é patrocinada pela Petrobras, BP, Modec, Shell, Suatrans, Total, Santander, Chevron, Dow Química, Equinor, ExxonMobil, Galp, Repsol Sinopec, Misc Group, PetroRio, BakerHughes, Braskem, Fluor, Ipiranga, Microsoft, Plural, Porto do Itaqui, QGEP, Raízen, S&P Global Platts Thomson Reuters, Sulzer, Rosneft, TBG, Vallourec e WeWork.