Para discutir temas críticos da competitividade do setor de petróleo e gás no Brasil em um cenário de grandes transformações da indústria no mundo, o IBP lançou, em 2016, o Ciclo de Debates sobre Petróleo e Economia. O Ciclo é resultado de parceria da área de Análise Econômica do IBP com o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEE/IE-UFRJ).
A queda dos preços do petróleo no mercado internacional torna o fator competitividade de extrema importância para a indústria de petróleo e gás e para o Brasil, dada a relevância da atividade e a sua capacidade de gerar efeitos positivos para o restante da economia.
O primeiro workshop discutiu os desafios e perspectivas para os custos do upstream para a expansão e viabilidade da produção nacional de petróleo. O segundo teve como foco os impactos do regime tributário sobre as atividades de E&P, em especial a importância do regime do Repetro e os impactos da introdução de novos impostos no setor. O terceiro avaliou os custos e benefícios da atual política de conteúdo local e a sua sustentabilidade para a indústria no longo prazo. E a quarta edição examinou o diferencial de atratividade entre os regimes fiscais dos contratos de concessão e partilha.
Voltado para um público interessado em aprofundar os conhecimentos sobre economia do petróleo, o Ciclo de Debates gera textos para discussão que apresentam de forma didática resultados que possam estimular um debate transparente com a sociedade.
O calendário com as edições do Ciclo para 2017 será lançado em breve.
Confira o material completo dos eventos realizados em 2016:
13 de maio | Custos e Competitividade do Setor de Petróleo no Brasil
15 de julho | Incentivos e Barreiras do Regime Tributário no Setor de Petróleo
30 de setembro | Custos e Benefícios da Atual Política de Conteúdo Local
4 de novembro | Comparação dos Modelos Fiscais de Partilha e Concessão
EVENTO ADIADO | Barreiras à Entrada e Condições de Concorrência no Setor de Abastecimento (nova data em breve)