Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) recebeu executivos e representantes de empresas do setor de óleo e gás para apresentar os detalhes da programação brasileira na Offshore Technology Conference (OTC). O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de maio, em Houston, nos Estados Unidos.

O IBP e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) promoverão o Pavilhão Brasil no evento. O espaço vai abrigar 42 empresas nacionais que vão à OTC em busca de parcerias e novos negócios.

Na semana passada, um grupo de executivos e representantes das empresas que vão a Houston teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da programação do evento. Pela primeira vez, o Pavilhão Brasil abrigará um auditório que terá atividades paralelas aos paineis tradicionais. Haverá ainda almoços e cafés da manhã com presidentes de grandes empresas e autoridades.

O Pavilhão Brasil é organizado pelo IBP na exposição da OTC desde 2003. Nesse tempo, o espaço já abrigou mais de 120 empresas nacionais. A Apex-Brasil tem apoiado a participação de empresas como expositoras desde 2010.

Nos últimos anos, o Pavilhão Brasil adquiriu uma importância estratégica de fomentar a indústria nacional no exterior. “Quando se está presente na OTC, você se comunica com o mercado global de óleo e gás. O evento é o centro das decisões de negócios e investimentos do setor”, ressaltou o cônsul do Brasil em Houston, Roberto Ardenghy, em mensagem aos participantes da feira.

No encontro com os participantes do Pavilhão Brasil, a analista de negócios da Apex-Brasil, Michele Candeloro, deu dicas aos expositores e falou sobre o apoio da entidade no desenvolvimento de negócios fora do país. “Uma das nossas missões é fomentar parcerias produtivas de empresas brasileiras no exterior”, destacou. Ela apresentou ainda uma série de produtos e ferramentas gratuitas a que os participantes brasileiros têm acesso, e que ajudam a alavancar os negócios.

Para o secretário geral do IBP, Milton Costa Filho, o Pavilhão Brasil ajuda a fortalecer o mercado. “É uma excelente oportunidade para que as companhias nacionais ampliem seus contatos e possibilidades de negócios dentro e fora do Brasil”, afirma.

Entre as empresas brasileiras que vão expor no evento este ano estão Actemium, Altona, Chemtech, Cladtek, Clark, Climb Offshore, CSL, Fechometal, Flexomarine, Forship, Frontec, HBR, Intelie, IPB, Locon, MFX, MRM, Navium, Netzsch, Oceânica, Ouro Negro, Petrec, PHDSoft, Presys, Radix, Rio Engenharia, Roxtec, Sandech, Senai Cimatec, Underwater, Uphill, Vanasa Multigas, Villares Metals e Vinci Energies. Outras cinco farão demonstração de produtos e equipamentos. São elas: Oxifree, Powerpoxi, Sodep, Tecnofink e Tecnofink Services. O Pavilhão Brasil ocupará uma área de 850 metros quadrados, que terá salas de reunião e um mini auditório, onde serão realizadas palestras da Petrobras, IBP e ANP, entre outros.