Principais representantes do setor debaterão o novo mercado de energia no Brasil
O Rio de Janeiro receberá, de 8 e 10 de agosto deste ano, a 13ª edição da Rio Pipeline 2023. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) na EXPO MAG, no Rio de Janeiro, o evento faz parte do calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo. Sob o lema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, a abertura terá a presença de Roberto Ardenghy, presidente do IBP; do Senador Laércio Oliveira (PP-PE); Rodolfo Henrique Saboia, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP); Rogério Manso, presidente da ATGás; e Angela Regina Livino, presidente interina da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Nos demais dias, CEOs e convidados vão aprofundar o entendimento da abertura do mercado de gás no Brasil, discutir a expansão do setor com a entrada de novos agentes e abordar a confiabilidade e competitividade da indústria.
No primeiro dia, além da conferência de abertura, os CEO Talks terão Claudio Romeo Schlosser, da Petrobras, com moderação de Roberto Ardenghy; Erick Portela Pettendorfer, da NTS, com moderação de Cristina Pinho, ex-diretora-executiva corporativa do IBP e consultora do mercado de óleo e gás; e Sérgio Bacci, da TRANSPETRO, com moderação de Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro e atual consultor da presidência da Petrobras. Ardenghy ressalta a presença de agentes estratégicos e especialistas na Pipeline. “Nossa indústria atingiu níveis de excelência, de segurança operacional e responsabilidade ambiental graças a todos os profissionais da área. É uma honra tê-los conosco para discutir um setor em constante evolução”, define o presidente do IBP.
Ao longo da Pipeline 2023, Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG; Erik da Costa Breyer, diretor-presidente da TBG; Philippe Darcis, Pipeline Technology Senior Director da TENARIS; Emmanuel Delfosse, EDF; e Sébastien Lahouste, diretor-presidente da Fluxys Brasil, compartilharão conhecimento sobre as novas demandas do mercado e como elas tendem a impulsionar a expansão da infraestrutura dutoviária no país, estabelecendo uma nova dinâmica comercial, com efeitos multiplicadores na cadeia de fornecedores e na economia nacional.
Sylvie D’Apote, diretora-executiva de Gás Natural do IBP e uma das moderadoras do evento, destaca a importância das plenárias. “Vamos focar nos novos projetos em produção de gás e a necessidade de crescimento da demanda. O aumento de oferta e da demanda é premissa fundamental para destravar investimentos em toda a cadeia: escoamento, processamento, transporte e distribuição”, adiantou Sylvie, que evidencia ainda a importância da clareza e previsibilidade no setor de dutos. No cenário atual, a definição de novos investimentos precisa prever, por exemplo, transportar outros tipos de gases ou outros tipos de combustíveis líquidos, como os emerging fuels, que são temas de plenárias nesta edição.
Os números da Pipeline 2023 revelam o nível de detalhamento da conferência e a magnitude do evento. No total, além das cerimônias de abertura e encerramento, serão cinco CEO Talks, quatro plenárias, 12 sessões especiais, três workshops, 212 trabalhos técnicos de 15 países diferentes, 14 trabalhos e palestras convidadas e mais de 90 horas de palestras e conteúdo técnico oferecido ao público inscrito. Além disso, no período da tarde dos três dias de evento, o público em geral (inclusive não inscritos na feira) poderá acessar, gratuitamente, o material exibido por cerca de 70 expositores, que representam um aumento de 40% em relação a 2019.
Idarilho Nascimento, diretor de Relações Institucionais na Tenaris e Chair do Comitê Organizador da Rio Pipeline 2023, aponta como a Rio Pipeline se tornou referência no calendário internacional de eventos. “Um dos principais objetivos que definimos foi a internacionalização. Para isso, criamos quatro comitês: um organizador, um técnico, um internacional e um estratégico”, explica Idarilho, que compartilha a organização da Pipeline com Wong Loon, atual chair do Comitê Estratégico da Rio Pipeline 2023.
Wong diz que a feira é uma excelente oportunidade para engenheiros, gerentes e executivos de pipeline e logística, pois antecipa as oportunidades futuras deste mercado. “Um país continental como o Brasil está em constante crescimento para o interior e esse desenvolvimento econômico é sinônimo de dutos, responsáveis pelos transportes de altos volumes em grandes distâncias”, aposta.
A Rio Pipeline 2023 também terá sessões especiais, com espaço para a discussão da representatividade feminina na indústria de dutos do país, as women pipeliners, além do transporte dutoviário diante das mudanças climáticas, os novos desenvolvimentos offshore pelas novas operadoras, licenciamento ambiental e integração energética regional.
A edição 2023 da Rio Pipeline conta com patrocínio master da Petrobras; o patrocínio platinum da Transpetro, NTS, TAG e TBG; o patrocínio ouro da Tenaris; patrocínio bronze da PRIO; patrocínio cobre da GERDAU, Álvaro Aguiar Engenharia, Solar Turbines, Tory Tech; patrocínio Premium Arena da DNV e SLB/ENIVIBES; patrocínio Special Arena da Geogas, Rosen, Optasense e TDW, parceria de mídia do Pipeline Technology Journal e da epbr; apoio de mídia da Petro&Química, TN Petróleo e World Pipelines; apoio institucional da ABCM, AbeGás, Abemi, AbesPetro, Abendi, ABH2, Abimaq, Abitam, Abraco, Abramam, Arpel, Atgás, Brazil-Texas Chamber of Commerce, CTDUT, CTFF, YPI e YPP. Além disso, o evento conta ainda com o apoio do Governo Federal.
Serviço RIO PIPELINE 2023
Data: 8 a 10 de agosto de 2023
Horários:
Credenciamento a partir das 8h
Cerimônia de abertura (somente dia 08/08): das 8h30 às 9h30
Congresso: das 9h às 18h
Exposição (aberta ao público): das 12h às 20h
Local: EXPO MAG – R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro
Lema do evento: Conhecimento e Energia para um novo mercado
Mais informações aqui