Na última segunda-feira, 02/09, a UnIBP e a Universidade Petrobras formalizaram uma importante parceria estratégica por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções (PI). O evento, que contou com a presença de Magda Chambriard, presidente da Petrobras, de Roberto Ardenghy, presidente do IBP, e da diretoria de ambas as empresas, e marcou o início de uma colaboração que visa promover a troca de conhecimento e recursos entre as instituições.
O PI estabelece compromissos em diversas frentes, destacando as seguintes ações: identificação e captura de conhecimento, formação de multiplicadores, avaliação de impacto dos treinamentos, acesso a programas educacionais (mentoria, cursos de prateleira EAD e cursos customizados), compartilhamento de docentes para ministrar treinamentos e desenvolver materiais, e qualificação das regiões, com foco especial no Nordeste, abrangendo fornecedores e desenvolvimento local.
A cerimônia teve início com a participação de Aline Sousa, Coordenadora Comercial da UnIBP, e Robson Leite, Gerente Geral da Universidade Petrobras. A Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, destacou o esforço para a construção dessa parceria com foco no futuro de aprendizado e inovação. “Sabemos que o conhecimento é essencial, e quando se tem pouco tempo para executar missões cada vez mais estratégicas, não só para a companhia, mas para o país e, por que não dizer, para o mundo, é fundamental buscar aqueles que dedicaram grande parte de suas vidas ao trabalho, ao estudo, e à pesquisa dentro dessa empresa, e trazê-los para o ambiente em que estamos hoje. A Petrobras não pode deixar de ter o tamanho que ela tem para o Brasil, a Petrobras não pode de maneira nenhuma se tornar menor.”
Em seguida, a Diretora Executiva Corporativa do IBP, Claudia Rabello, iniciou seu discurso reforçando a importância desse momento para o IBP, para a Petrobras e para a indústria do petróleo e gás no Brasil. “A Petrobras sempre esteve próxima do IBP, mas agora nossa colaboração se torna ainda mais especial. Juntos, vamos transformar o futuro de muitos colaboradores da empresa, desenvolvendo trilhas de aprendizado e produtos específicos para as necessidades das áreas da empresa. Quando conseguimos impactar positivamente o futuro profissional das pessoas e transformar vidas, alcançamos o melhor dos mundos”.
O Presidente do IBP, Roberto Ardenghy, expressou seu entusiasmo com a parceria. “O IBP foi criado em 1957 como um centro de conhecimento. Organizamos os maiores e melhores eventos do setor de energia, como a ROG.e. Também temos a nossa UnIBP, que evoluiu para disseminar conhecimento. É isso que nos fortalece e prepara para os novos desafios da indústria. Estamos muito orgulhosos de estar ao lado da Petrobras nesta jornada, retomando a tradição de focar no conhecimento e no treinamento da força de trabalho. É isso que garantirá a fortaleza e a sustentabilidade a longo prazo. O conhecimento, uma vez adquirido, é algo que ninguém pode tirar, ele acompanha você por toda a vida e é um processo acumulativo e inesgotável”.
Encerrando o evento de assinatura do Protocolo de Intenções, Magda Chambriard, Presidente da Petrobras, destacou a importância do conhecimento e a transferência para os futuros talentos e especialistas da indústria. “Há anos me chama a atenção o número de funcionários saindo da Petrobras, uma companhia que sempre foi referência em formação profissional e detentora dos melhores técnicos na indústria do petróleo. Quem é que está substituindo essas pessoas? Como está sendo feita a transferência de um conhecimento tão grande, fruto de décadas de investimento? Para onde vai esse conhecimento? Meu desejo era reunir esses talentos. Com pouco tempo na presidência, junto com a Clarice, surgiu a ideia da parceria com o IBP, um grande representante da indústria. Agora, temos um trabalho importante pela frente: buscar essas pessoas e colocá-las a serviço do crescimento da indústria. Não podemos deixar esses talentos se dispersarem. Estou muito feliz por esse momento, que é tudo que sonho há anos”.