Todos os Candidatos a SPIE, SPIE Certificados e demais envolvidos no processo de Certificação podem apresentar apelações ou reclamações relacionadas ao escopo de Certificação, de acordo com os seguintes critérios:
Reclamações: manifestação junto ao OCP/IBP de alguma insatisfação relativa às atividades do Organismo e que podem ser feitas de forma anônima.
As reclamações relacionadas aos colaboradores do OCP/IBP podem ser feitas diretamente no Canal de Ética do IBP (https://canaldeeticaibp.legaletica.com.br/ )
Apelações: solicitação feita por um SPIE Certificado para que o OCP/IBP reconsidere uma decisão relativa ao processo de certificação;
Reclamações ou Apelações devem ser feitas através do preenchimento do Formulário FM-SPIE-13 – Apelação e Reclamação, conforme os requisitos do Procedimento PR-SPIE-12 Tratamento de Apelações e Reclamações. O Formulário FM-SPIE-13, após preenchido, deve ser enviado ao OCP/IBP pelo endereço eletrônico certificacaospie@ibp.org.br
Documentos necessários aos processo de Apelação e Reclamação:
PR-SPIE-12 – Tratamento de Apelações e Reclamações
Download: [ 180 Kb | PDF ]
FM-SPIE-13 – Apelação e Reclamação
Download [ 34 Kb | .xlsx ]